Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 21 de dezembro de 2024

Servidores anunciam paralisação se salários forem parcelados

Foto: Eduardo Matos  / Rádio Gaúcha

Foto: Eduardo Matos / Rádio Gaúcha

Entidades que representam servidores públicos estaduais definiram um calendário de mobilizações em reunião ocorrida nesta quarta-feira (29) para discutir, novamente, a possibilidade de parcelamento dos salários. O encontro, na sede do CPERS, em Porto Alegre, reuniu representantes de 40 sindicatos. Ficou definido que haverá um dia de paralisação geral, na próxima segunda-feira (3), caso os salários sejam parcelados. Segue confirmada para o dia 18 de agosto a assembleia geral unificada que poderá decidir por uma greve geral. A presidente do CPERS, Elenir Oliveira, reclama da falta de diálogo com o governo.

“Todas as categorias, até pelo tempo exíguo, vão parar. E aqueles que não pararem vão se manifestar de alguma forma demonstrando repúdio de todos os servidores públicos a essa ação do governo desrespeitosa de cortar o salário que todos nós necessitamos para a nossa sobrevivência”, destaca a dirigente.

Outra decisão tomada é que haverá paralisação das atividades nas cidades onde ocorrerem plenárias das categorias nos próximos dias. O presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), Sérgio Arnoud, também reclamou que os servidores são os últimos a saber sobre atraso nos salários.

“Faremos uma mobilização no Centro Administrativo do Estado amanhã (30) no Centro Administrativo, às 10h, e na segunda também no Centro Administrativo”, disse Arnoud.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados (Abamf), Leonel Lucas, afirma que na próxima sexta (31) as entidades da Brigada Militar são se reunir.

“Até então nós não temos nada oficial do Governo do Estado. Então vamos esperar ele falar. Eu tenho certeza que a categoria está revoltada. E isso a gente pode dizer para a população que se prepare, porque ninguém vai segurar trabalhador sem salário”, adianta Lucas.

O presidente do sindicato dos agentes penitenciários (Amapergs), Flávio Berneira, vai além.

“Na assembleia unificada de todos os servidores públicos, no dia 18, em Porto Alegre, a nossa orientação será de uma greve unitária de todos o conjunto do funcionalismo”.

O Governo do Estado anuncia na próxima sexta-feira (31), data final para o pagamento em dia do funcionalismo, se vai ou não parcelar os vencimentos.

 

Rádio Gaúcha

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também