Conselho volta atrás, e escolas podem decidir sobre expulsão de alunos
- porJuliano Beppler da Silva
- 25 de março de 2015
- 11 anos
O conselho estadual de educação emitirá um parecer que vinha sendo debatido desde o ano passado, sobre as normas de convivência no ambiente escolar. Na prática, o debate principal, e polêmico, era sobre uma norma que impediria as escolas de suspender, afastar ou expulsar alunos, mesmo os envolvidos em transgressões disciplinares. A proposta defendia que o direito do aluno de estudar não poderia ser revogado.
O conselho modificou o texto do parecer, que é um indicativo de como a escola deve proceder. Agora, o conselho determinou que a escola deve ter o empenho para que o aluno esteja no melhor local em que tenha condições de estudar e conviver. Na prática, segundo a Presidente do Conselho Estadual de Educação Cecília Farias, cabe a escola a decisão sobre transferir o aluno a outra instituição.
Diferentemente dos conselhos da maioria dos Estados, o do Rio Grande do Sul tem a autonomia de publicar decisões no Diário Oficial, sem necessitar de homologação de outros poderes. Desta forma, as normas entram em vigor na sua publicação ou aprovação.
Rádio Gaúcha
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Rota dos Açores: Cinco municípios do Vale do Taquari oficializam adesão para valorizar cultura e impulsionar turismo
- 17 de dezembro de 2025
- 5 horas
Corpo de jovem de 16 anos é encontrado após afogamento em Estrela
- 17 de dezembro de 2025
- 5 horas
STF condena 29 na trama golpista, com ex-presidente e militares entre sentenciados
- 17 de dezembro de 2025
- 5 horas









Ainda não há comentários