Frente fria mantém tempo instável no RS nesta sexta-feira
- porJuliano Beppler da Silva
- 27 de março de 2015
- 10 anos
O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, devido a presença de uma frente fria. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, o tempo apresenta gradativa melhora com períodos de sol e temperatura baixa. Já do Centro para o Norte do Estado as nuvens predominam e pancadas de chuva irão ocorrer a qualquer hora.
A amplitude térmica permanecerá baixa na maioria das regiões. Os volumes de precipitação tendem a ser baixos. À noite com o vento persistente do quadrante Sul a sensação térmica ficará reduzida. No fim de semana o sol retorna.
As mínimas rondam os 13°C em Santana do Livramento e 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 28°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 23°C.
Frente fria chegou ao Estado nesta quinta-feira e trouxe muitas nuvens para todas as regiões. Choveu desde cedo em cidades da Metade Oeste do Estado, região que registrou os maiores acumulados pluviométricos. Em Santiago choveu 28,8 mm o que corresponde a 24% da média histórica. Em São Borja foram 25 mm, ou seja, 16% do normal para o mês e em Santa Maria foi registrado 24 mm pelo Inmet o corresponde a 21%.
A temperatura e a sensação térmica mudaram bastante devido à instabilidade combinada ao vento sul que transportou ar mais frio para todas as regiões. Comparando ao dia anterior, em São Borja a temperatura passou de 32oC às 15h para 18,9 oC.
Daqui para a frente as frentes frias terão essa característica de ter em sua retaguarda uma massa de ar polar que trará com frequência esse efeito de viradas bruscas nas temperaturas após a ocorrência da chuva. A temporada de altos e baixos da temperatura está só começando e novos períodos de calor ainda irão ocorrer.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
RS terá predomínio de sol nesta segunda-feira
- byJuliano Beppler da Silva
- 23 de dezembro de 2024
RS terá predomínio de sol e calor nesta quinta-feira
- byJuliano Beppler da Silva
- 5 de dezembro de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
Queda de avião no Cazaquistão e deixa 42 pessoas mortas
- 25 de dezembro de 2024
- 21 horas
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
- 24 de dezembro de 2024
- 2 dias
Ainda não há comentários