Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 11 de janeiro de 2025

Tradicionalismo estará em evidência em Lajeado neste final de semana

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ocorre, neste fim de semana, a 27ª edição do Rodeio Artístico Regional, promovido pela 24ª Região Tradicionalista (RT), com o apoio do CTG Tropilha Farrapa, anfitrião do evento. Durante o sábado e domingo, dias 2 e 3, o Parque do Imigrante sediará a apresentação de mil artistas inscritos nas competições de 35 municípios e 72 entidades tradicionalistas. A abertura oficial ocorre neste sábado, às 13h15min, e cerca de 5 mil visitantes são esperados. No ano passado, o rodeio foi realizado em Encantado.

Segundo a coordenadora artística do CTG Tropilha Farrapa, Silvana Reolon, a última edição que aconteceu em Lajeado foi no ano de 1990, após o CTG ganhar a competição em 1989. “Quem faz a maior pontuação ganha o rodeio e fica com o direito de, no ano seguinte, sediar o evento na sua cidade”, explica.

As apresentações devem acontecer de forma intercalada de acordo com as inscrições feitas previamente. Ao todo, são 12 modalidades, nas categorias pré-mirim, mirim, xirú, juvenil e adulto. Os vencedores na categoria adulto são classificados para a competição Inter-Regional, que acontece em setembro, em Venâncio Aires.

Quatro disputas artísticas acontecem simultaneamente no parque, em quatro palcos diferentes. “Será um espaço aberto ao público, com várias atrações tradicionalistas. A comunidade está convidada para trazer seu chimarrão e compartilhar bons momentos”, comenta Silvana. A entrada no parque é gratuita e serão disponibilizadas erva-mate e água quente para o chimarrão. No local, haverá pontos de venda para alimentação. Também será oferecida uma área para acampantes que desejarem pernoitar no evento.

Fandango
Às 22h de sábado começa o fandango com o Grupo Bertussi. No evento não será permitido prendas vestindo bermudas, minissaia, miniblusa, roupas transparentes, decotes exagerados, ombros e costas de fora. Já para os peões não é permitido o uso de bermuda, chinelo, chapéu, boné, boina e facas.

Modalidades das provas:
– Declamação
– Conjunto instrumental
– Conjunto vocal
– Chula
– Gaita de boca
– Bandoneon
– Violino
– Violão
– Danças
– Trova
– Causos
– Pajada

 

O Informativo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também