Com gol no final, Brasil vence na estreia da Copa América
- porJuliano Beppler da Silva
- 14 de junho de 2015
- 10 anos
Foi um sufoco. O Brasil venceu o Peru, por 2 a 1, em Temuco, no Chile, na noite deste domingo, na estreia da Seleção na Copa América 2015. Os peruanos saíram na frente aos dois minutos com Cueva. Neymar empatou logo em seguida, mas Douglas Costa decretou a vitória somente 46 minutos da segunda etapa.
Com o resultado, os brasileiros assumiram a primeira colocação do grupo C ao lado da Venezuela, que venceu a Colômbia, por 1 a 0, na tarde deste domingo. Na quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a seleção colombiana , no estádio Monumental, em Santiago. Na quinta, às 20h30min, o Peru enfrenta a Venezuela, em Valparaíso.
Início com gols
A partida iniciou eletrizante, com os brasileiros trocando passes para abrir espaços no sistema defensivo peruano, formado por oito jogadores. Em um rápido contra-ataque, aos dois minutos, Guerrero foi lançado, matou no peito, mas a bola escapou. David Luiz passou fraco para Jefferson, que tentou tocar para Daniel Alves. Como a bola saiu fraca, Cueva se antecipou ao lateral e chutou para o fundo das redes. Peru 1 a 0 Brasil.
Dois minutos depois, Daniel Alves cruzou da direita e Neymar, sem marcação, cabeceou a esquerda do goleiro Gallese. Após o empate, o Brasil passou a tomar conta das ações ofensivas. Para furar o forte bloqueio defensivo armado pelo técnico Gareca, os brasileiros usavam as laterais para triangulações e se aproximar da área peruana.
Já o Peru aproveitava a presença do Brasil no seu campo para contra-atacar em alta velocidade. Aos nove, com Fred, e aos 10, com Neymar, a Seleção Brasileira quase empatou, com dois chutes que passaram próximo a meta de Gallese.
Dois minutos depois, Neymar aproveitou uma bola que sobrou de um erro de Diego Tardelli dentro da área e bateu, sem goleiro na meta, mas Zambrano se jogou e evitou o segundo gol brasileiro. Na jogada seguinte, Cueva arriscou de fora da área rasteiro e forte, Jefferson defendeu e David Luiz afastou o perigo com um chutão para a lateral.
Após esse lance, o jogo seguiu em alta intensidade, com ambos os times buscando o gol. Porém, os sistemas defensivos passaram a dominar os ataques e as chances de gols diminuíram. O Peru chegou a dominar as ações ofensivas em determinados momentos do jogo, mas o Brasil seguia controlando a partida e em busca do segundo gol. Aos 35 minutos, os brasileiros tinham 63% de posse de bola contra 37% dos peruanos.
Aos 36, William, pela direita de ataque, driblou o marcador e bateu cruzado e rasteiro. A bola passou toda a área e saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Lobatón chutou de fora da área e obrigou Jefferson a fazer a defesa em dois tempos. Aos 40, Neymar cobrou falta próximo ao travessão superior de Gallese e o placar se manteve inalterado até o apito final do primeiro tempo.
Gol da vitória nos descontos
As duas equipes voltaram iguais dos vestiários, mas não repetiram a mesma intensidade da primeira etapa. Aos sete minutos, sem espaço, Neymar ajeitou e bateu forte de fora da área, mas a bola bateu no poste superior do Peru e a defesa afastou.
Após o lance, as duas seleções passaram a disputar o domínio da posse de bola no meio de campo, sem conseguir superar os sistemas defensivos adversários e criar oportunidades de gols. A melhor ocorreu aos 30 minutos. Após cobrança de falta na barreira de Farfán, Neymar avançou até próximo a grande área e passou para Douglas Costa, que bateu, mas a bola passou toda a área e saiu pela linha de fundo.
Aos 44, Neymar tabelou com Daniel Alves e chutou de dentro da área. Porém, dois minutos depois, o craque do Barcelona fez excelente jogada individual pelo lado esquerdo de ataque e lançou Douglas Costa na direita. O meia ajeitou a bola e chutou na saída de Gallese. Brasil 2 a 1 Peru. Estreia com vitória.
Copa América – 1º jogo da 1ª fase
Brasil 2
Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho e Elias; Fred (Firmino), Willian (Everton Riberiro) e Neymar; Diergo Tardelli (Douglas Costa).
Técnico: Dunda
Peru 1
Gallese, Advíncula, Ascues, Zambrano e Vargas (Yotun); Ballón, Cueva (Reyna) , Lobatón e Sánchez; Farfán (Carrillo) e Guerrero.
Técnico: Ricardo Gareca
Gols: Cueva (2min/1ºT) e Neymar (4min/1ºT) e Douglas Costa (46min/2ºT)
Cartões amarelos: Vargas e Guerrero (P) e Felipe Luís, Diego Tardelli e Neymar (B)
Cartões vermelhos: –
Árbitro: Roberto García (México)
Local: estádio Germán Becker, em Temuco, no Chile.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Semana Faixa Preta leva artes marciais às escolas de Bom Retiro do Sul
- 29 de agosto de 2025
- 1 dia
Ainda não há comentários