Geleia de mocotó é carro chefe de agroindústria bom-retirense
- porJuliano Beppler da Silva
- 11 de junho de 2015
- 10 anos
Nesta semana, o secretário da Agricultura de Bom Retiro do Sul Airton Giacomini, juntamente com Letícia Mairesse, representante da Emater-RS/Ascar, visitaram a Doce Alquimia. Essa é mais uma das agroindústrias que hoje estão em atividade em Bom Retiro do Sul e encontram nessa cultura uma forma de obtenção de renda através de produções artesanais.
A Doce Alquimia é uma das cinco agroindústrias familiares do município. Ela possui certificação para produzir deliciosas receitas de geleias, pães, biscoitos, massas, além do seu “carro chefe”, a geleia de mocotó. Uma receita antiga, passada de geração para geração.
Segundo os proprietários Dalva Leite e Heron Leite, a geleia de mocotó já viajou para outras cidades e até para outros estados, através de pessoas que experimentam e levam uma maior quantidade. “É muito gratificante saber que a nossa geleia vai pra tão longe”, disse Heron.
“As pessoas tem um certo receio quando ouvem falar no nome, por ser de mocotó, mas quando experimentam, falam que é um doce de leite”, comenta Dalva. Segundo a empresária, o preparo desse produto leva em média 20 horas.
Dalva ainda relata que a iniciativa de abrir uma agroindústria surgiu através do desenvolvimento do Turismo Rural, participação em feiras e cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “A partir daí, aprendemos bastante coisas, ficamos empolgados e decidimos abrir nossa própria empresa”, encerra Dalva.
A Doce Alquimia participa da Feira do Produtor Rural, todas as sextas-feiras na Rua Peri Ribeiro, Centro de Bom Retiro do Sul, e tem a própria sede na rua Matias Klein, 234, também no Centro.
AI
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Homem é preso ao ser flagrado com moto furtada, em Bom Retiro do Sul
- 26 de dezembro de 2024
- 3 horas
Campanha visa deixar pais mais perto do pequeno Theo durante o tratamento
- 26 de dezembro de 2024
- 3 horas
Após desentendimento com a companheira, homem incendeia casa, e acaba preso
- 26 de dezembro de 2024
- 4 horas
Ainda não há comentários