Empresa investigada na Operação Cobertura prestou serviço à prefeitura de Bom Retiro do Sul, não à Câmara
- porJuliano Beppler da Silva
- 16 de setembro de 2015
- 10 anos
Ontem, dia 15, O Ministério Público cumpriu seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho. A Operação Cobertura investiga fraudes a licitações de concursos públicos municipais. Pelo menos 40 certames estão sob suspeita, entre eles dois envolvendo cidades do Vale do Taquari: Bom Retiro do Sul e Itapuca.
Conforme o coordenador das investigações, Promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach, uma quadrilha composta por sócios de sete empresas, fraudaram o caráter competitivo de licitações desde 2010. Há indícios, ainda, de lavagem de dinheiro.
A Secretária de Administração e Planejamento de Bom Retiro do Sul Vanderli Fiegenbaum Candido se disse surpresa com a citação do nome do município, mas afirma que não houve nenhuma irregularidade no processo licitatório vencido pela empresa SS1 Serviços e Assessoria em TI que aplicou o concurso público em 2014.
“Nada nos foi solicitado pelo Ministério Público, mas temos aqui toda a documentação que comprova a lisura do processo realizado para a contratação da empresa que aplicou as provas do processo seletivo. De nossa parte podemos tranquilizar a população, pois não houve nenhum ato ilícito”, destacou a secretária. Ela também frisa o fato de que as demais empresas a participarem do processo licitatório na época não estarem inclusas na investigação.
Câmara não recebeu serviços de empresas investigadas
Ainda na terça-feira, dia 15, havíamos noticiado que a empresa investigada teria prestado serviço para a Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, baseados em informações veiculadas no Correio do Povo. Na verdade foi para a prefeitura, conforme relatado acima.
O atual presidente da Câmara Nilson Martins Lang emitiu nota de esclarecimento, descartando o recebimento de serviço de qualquer empresa que estivesse sob investigação da Operação Cobertura.
Confira a nota do presidente:
“A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, através do atual presidente Nilson Martins Lang, esclarece ao portal de notícias Giro do Vale e pede retificação da seguinte matéria publicada na tarde desta terça-feira, 15 de setembro de 2015: “Operação Cobertura investiga empresa que realizou concurso público na Câmara de Bom Retiro do Sul”.
Na referida matéria são citadas as empresas Energia Essencial Concursos Ltda; Ernesto Hattge Filho Ltda.; Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos Ltda ( IDRH); P.Mais Recursos Humanos Ltda.; Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda.; SS1 Serviços e Assessoria em TI e Tallentos Soluções Integradas. Nenhuma das referidas empresas prestou qualquer espécie de serviço a esta Câmara de Vereadores, nem sequer participou de qualquer maneira do processo seletivo promovido por esta Casa Legislativa.
Toda a documentação que refere a qualquer processo seletivo e/ou licitatório promovido pela Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul está à disposição para livre consulta e esclarecimento de qualquer cidadão interessado na transparência dos atos promovidos por esta casa.
Sem mais para o momento, solicitamos o devido esclarecimento dos fatos na referida matéria publicada por este veículo de informação.
Nilson Martins Lang- Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul”.
Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Julho começa congelante com temperaturas abaixo de zero em centenas de cidades do Sul
- 1 de julho de 2025
- 55 minutos
Dois pedestres morrem atropelados por carro no acostamento da BR-386 em Fontoura Xavier
- 30 de junho de 2025
- 1 dia
Ainda não há comentários