Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 1 de julho de 2025

Empresa investigada na Operação Cobertura prestou serviço à prefeitura de Bom Retiro do Sul, não à Câmara

Ontem, dia 15, O Ministério Público cumpriu seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho. A Operação Cobertura investiga fraudes a licitações de concursos públicos municipais. Pelo menos 40 certames estão sob suspeita, entre eles dois envolvendo cidades do Vale do Taquari: Bom Retiro do Sul e Itapuca.

Conforme o coordenador das investigações, Promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach, uma quadrilha composta por sócios de sete empresas, fraudaram o caráter competitivo de licitações desde 2010. Há indícios, ainda, de lavagem de dinheiro.

A Secretária de Administração e Planejamento de Bom Retiro do Sul Vanderli Fiegenbaum Candido se disse surpresa com a citação do nome do município, mas afirma que não houve nenhuma irregularidade no processo licitatório vencido pela empresa SS1 Serviços e Assessoria em TI que aplicou o concurso público em 2014.

“Nada nos foi solicitado pelo Ministério Público, mas temos aqui toda a documentação que comprova a lisura do processo realizado para a contratação da empresa que aplicou as provas do processo seletivo. De nossa parte podemos tranquilizar a população, pois não houve nenhum ato ilícito”, destacou a secretária. Ela também frisa o fato de que as demais empresas a participarem do processo licitatório na época não estarem inclusas na investigação.

Câmara não recebeu serviços de empresas investigadas

Ainda na terça-feira, dia 15, havíamos noticiado que a empresa investigada teria prestado serviço para a Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, baseados em informações veiculadas no Correio do Povo. Na verdade foi para a prefeitura, conforme relatado acima.

O atual presidente da Câmara Nilson Martins Lang emitiu nota de esclarecimento, descartando o recebimento de serviço de qualquer empresa que estivesse sob investigação da Operação Cobertura.

Confira a nota do presidente:

“A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, através do atual presidente Nilson Martins Lang, esclarece ao portal de notícias Giro do Vale e pede retificação da seguinte matéria publicada na tarde desta terça-feira, 15 de setembro de 2015: “Operação Cobertura investiga empresa que realizou concurso público na Câmara de Bom Retiro do Sul”.

Na referida matéria são citadas as empresas Energia Essencial Concursos Ltda; Ernesto Hattge Filho Ltda.; Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos Ltda ( IDRH); P.Mais Recursos Humanos Ltda.; Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda.; SS1 Serviços e Assessoria em TI e Tallentos Soluções Integradas. Nenhuma das referidas empresas prestou qualquer espécie de serviço a esta Câmara de Vereadores, nem sequer participou de qualquer maneira do processo seletivo promovido por esta Casa Legislativa.

Toda a documentação que refere a qualquer processo seletivo e/ou licitatório promovido pela Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul está à disposição para livre consulta e esclarecimento de qualquer cidadão interessado na transparência dos atos promovidos por esta casa.
Sem mais para o momento, solicitamos o devido esclarecimento dos fatos na referida matéria publicada por este veículo de informação.

Nilson Martins Lang- Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul”.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também