Primavera começa com influência de massa de ar quente no RS
- porJuliano Beppler da Silva
- 23 de setembro de 2015
- 9 anos
O começo da primavera no Rio Grande do Sul – a nova estação inicia às 5h20 desta quarta-feira – terá influência de uma intensa massa de ar quente e seco que se expande a partir do centro do país. Municípios da Metade Norte e Oeste terão predomínio de sol e rápida elevação térmica com sensação de calor. Já em cidades da Metade Sul, sobretudo, na fronteira com o Uruguai a instabilidade mantém a presença das nuvens com risco de pancadas de chuva e temporais isolados.
De acordo com a MetSul Meteorologia, pode chover forte, com grandes acumulados em poucas horas e risco de transtornos nesta terça-feira. Não se descarta a ocorrência de raio, vento e queda de granizo.
Em Porto Alegre, a terça-feira será de sol e nuvens. As temperaturas devem variar entre 18°C e 34°C.
Primavera será influenciada pelo El Niño
Influenciada pelo El Niño, a primavera deve ter chuva acima da média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. São prováveis períodos com chuva em grandes volumes, com risco até de cheia de rios, em que em poucos dias algumas cidades podem ter o dobro ou o triplo da média de chuva do mês inteiro, causando transtornos para a população.
Além diso, esse é um período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há vários precedentes de tornados. Em 2015, com maior presença de umidade no Rio Grande do Sul e temperatura acima da média histórica na maior parte da estação, antecipa-se uma primavera tempestuosa com frequência acima do normal de temporais, com fortes ventos e granizo em diversas cidades.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Organização inicia preparativos para o Dança Bom Retiro e projeta recorde de participação
- 7 de fevereiro de 2025
- 5 dias
Ainda não há comentários