Terremoto de 8,4 graus deixa Chile e Peru em alerta para possibilidade de tsunami
- porJuliano Beppler da Silva
- 16 de setembro de 2015
- 10 anos
Um terremoto de magnitude 8,3, sacudiu área do Oceano Pacífico perto das costas de Chile e Peru, por volta das 20h desta quarta-feira. O tremor a 33 quilômetros de profundidade, relativamente perto da superfície, gerou alerta de tsunami para a região litorânea da América Latina. Réplicas menos intensas já foram registradas, uma delas na região do Atacama.
O alerta do Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífica (PTWC), indicou que os primeiros vagalhões atingiram Valparaíso e Coquimbo por volta das 20h30min. Sirenes foram acionadas nas áreas costeiras para iniciar a evacuação preventiva em direção às partes altas das cidades. Variações de até 1,3 metro foram registradas nas marés da Valparaíso, com testemunhas informando ondas de até seis metros e começo da invasão das ruas costeiras por água do mar.
Posteriormente a elevação da água poderia atingir Caldera, Talcahuano, Antofagasta, Iquique, Corral e Arica, todas no Chile. No Peru, Mollendo, San Juan e La Punta seriam os primeiros pontos ameaçados. Partes de Equador e Colômbia também se encontram na trajetória indicada.
Informações preliminares do ministério do Interior e Segurança Pública do Chile não reportaram feridos ou danos a serviços básicos do país. Ainda assim, evacuações estão sendo feitas em áreas litorâneas. Pouco antes das 20h30min as autoridades do governo chileno estavam começando a chegar ao Palácio de Moneda, a sede do governo, para reuniões de emergência.
O metrô de Santiago anunciou que paralisou os serviços logo após o sismo. Porém, informou que a atitude foi preventiva e não houve danos, nem feridos. Cerca de 40 minutos depois, os trens voltaram a operar, mas em velocidade reduzida.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Quarta-feira será marcada por sol e clima agradável no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 16 de abril de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Polícia Civil desmantela esquema de extorsão no Vale do Sinos e bloqueia R$ 13 milhões
- 16 de abril de 2025
- 3 dias
Ainda não há comentários