Terremoto deixa ao menos 160 mortos no Paquistão e Afeganistão
- porJuliano Beppler da Silva
- 26 de outubro de 2015
- 10 anos
O terremoto que sacudiu o Sul da Ásia nesta segunda-feira, dia 26, deixou ao menos 166 mortos. Pelo menos 135 pessoas perderam a vida no Paquistão, segundo um balanço elaborado com base nos dados divulgados por autoridades locais e provinciais. O Afeganistão confirmou 31 vítimas fatais.
O tremor, de 7,5 graus de magnitude, teve epicentro perto de Jurm, na região de Hindu Kush, a 250 km de Cabul e a uma profundidade de 213,5 quilômetros, informou o Instituto de Geologia dos Estados Unidos (USGS). O terremoto, que durou quase um minuto, sacudiu edifícios de Cabul, Nova Délhi e Islamabad e provocou movimentos de pânico entre os moradores.
No Nordeste do Afeganistão, pelo menos 12 meninas morreram e 35 ficaram feridas ao tentar fugir de sua escola, informaram funcionários locais. “As alunas correram para fora da escola, e acabaram sendo pisoteadas”, contou Enayat Naweed, chefe do departamento de Educação de Taluqan, capital da zona tribal de Tajar.
No Paquistão, mais de 100 pessoas ficaram feridas em Peshawar (nordeste). “Muitos feridos estão chegando ao hospital e ainda há pessoas sob os escombros”, disse o doutor Muhammad Sadig, diretor da emergência do hospital local. Em Srinagar, a principal cidade da parte indiana da Caxemira, os moradores correram para as ruas com as crianças no colo. Todos temiam um terremoto como o de 2005, que deixou 75 mil mortos.
A rede de telefonia celular foi cortada e não há informações sobre os danos na região, onde em 2014 as inundações afetaram muitos edifícios, que atualmente são ainda mais vulneráveis a um terremoto.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
RS entra em alerta com alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), aponta Fiocruz
- 6 de junho de 2025
- 1 dia
Bom Retiro do Sul celebra sua identidade com a 5ª Festa do Peixe
- 6 de junho de 2025
- 1 dia
Ainda não há comentários