Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Rede de Atendimento Psicossocial de Bom Retiro do Sul recebe capacitação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último dia 07, foi dado início à Capacitação Multiprofissional da Rede de Atendimento Psicossocial, no Auditório do Centro Administrativo em Bom Retiro do Sul. Para essa capacitação foram convidados todos os profissionais da rede que se envolvem direta ou indiretamente com demandas de crianças e adolescentes do município, como direção e equipe pedagógica das escolas municipais e estaduais, equipe da Saúde Mental, CRAS, APAE, Conselho Tutelar, Hospital, Unidade Básica de Saúde, Brigada Militar e COMDICA.

A abertura desse encontro contou a palestra do Médico Pediatra Sérgio Kniphoff, especialista em Terapia Sistêmica de Saúde; em Adolescência e em Gestão de Sistemas de Saúde, que abordou a importância do trabalho em rede em prol do bem-estar psicossocial de crianças e adolescentes, além da necessidade de compreensão da realidade psicossocial dos jovens da atualidade.

A Capacitação Multiprofissional da Rede de Atendimento Psicossocial é um projeto elaborado em parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, que a partir das recorrentes dificuldades nas ações que envolvem crianças e adolescentes, principalmente nas escolas, perceberam a necessidade de discutir e pensar alternativas para as diversas situações conflituosas que a rede tem atendido diariamente. Assim, a capacitação tem por objetivo propiciar espaço de discussão, reflexão e possibilitar espaço para a construção em conjunto, de estratégias e ação para as dificuldades encontradas no atendimento a esse público.

A comissão organizadora propôs a construção coletiva dessa capacitação, para isso os participantes foram divididos em quatro grupos, conforme eixos temáticos, sendo que os grupos tinham como proposta discutir quais seriam os assuntos que gostariam que fossem abordados durante a capacitação, que transcorrerá ao longo do ano de 2016. Os eixos temáticos foram: Saúde Mental; Violência; Sexualidade e Inter-relações escola, família e sociedade. Esses eixos serão desenvolvidos em módulos de trabalho e cada módulo contemplará as questões trazidas pelos participantes desse primeiro encontro, além de prever a elaboração de propostas de intervenção para a realidade encontrada no município.

A comissão organizadora é composta pelo Secretário de Saúde Carlos Alberto da Silva Santos Junior, Secretário da Educação e Cultura Ênio Wagner Peres, Assistente Social do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) Camila Maria Oliveira, Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental e da Rede de Atendimento Psicossocial Jeniffer Harth e pela Coordenadora Pedagógica Joana Mallmann.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também