Bom Retiro do Sul realizou dia “D” contra a Dengue
- porJuliano Beppler da Silva
- 13 de fevereiro de 2016
- 9 anos
Neste sábado, dia 13, está acontecendo no Rio Grande do Sul o Dia “D” de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A expectativa é mobilizar cerca de 60 mil profissionais no trabalho que prioriza a eliminação de locais com água parada, onde o inseto se reproduz.
Entre as medidas recomendadas está o envolvimento de toda a comunidade auxiliando o trabalho e também recebendo em suas residências os agentes que farão a vistoria dos locais e distribuirão materiais informativos sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele.
Segundo os dados da Vigilância Ambiental do Rio Grande do Sul, 75% dos focos de mosquitos estão localizados em residências ou ambientes domésticos. A Secretaria da Saúde também solicitou aos municípios que coloquem à disposição maquinários e equipamentos, como veículos, caminhões e tratores, para a limpeza de áreas públicas e outros locais de acúmulo de lixo.
Cerca de 20 mil militares estarão em campo no RS neste sábado. Eles se somam a outros 20 mil servidores estaduais e municipais da área da Saúde e outros 20 mil funcionários públicos das demais secretarias de estado e das prefeituras.
Bom Retiro do Sul
Em Bom Retiro do Sul, a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, ocorre das 9h às 14h. Equipes estarão passando pelas casas para verificar possíveis focos do mosquito, e fazer a eliminação do mesmo, além de dar orientações aos munícipes. A Secretaria de Saúde solicita a colaboração das pessoas, para que autorizem a entrada dos profissionais nos pátios para fazer a verificação do ambiente.
Pede também, para as pessoas que tiverem algum tipo de material ou entulho que possa estar acumulando água, que seja colocado em um lugar de fácil acesso fora da propriedade para que seja recolhido.
Homens do Exército também auxiliam no trabalho de combate ao mosquito. Bom Retiro do Sul está entre os 30 municípios do Estado e entre os quatro do Vale do Taquari que receberam apoio das Forças Armadas nesta ação.
Cuidados para evitar o acúmulo de água
– Fechar caixas d’água, tonéis e latões
– Limpar com escova os bebedouros de animais
– Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
– Guardar pneus velhos sob abrigos
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
– Não acumular água nos vasos de plantas, substituindo por areia
– Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas
– Manter a piscina tratada
– Verificar se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixar fechados ou com telas
– Observar a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira.
Redação / Giro do Vale
contato@girodovale.com.br
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Sessão Solene marcou a posse dos vereadores, prefeito e vice, em Bom Retiro do Sul
- 2 de janeiro de 2025
- 37 minutos
“Meu lugar é onde o trabalho estiver”, destaca Pazuch em seu discurso de posse
- 2 de janeiro de 2025
- 4 horas
Ainda não há comentários