Tarifa de energia ficará menor para clientes da AES Sul
- porJuliano Beppler da Silva
- 12 de abril de 2016
- 9 anos
A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira uma queda média de 0,34% nas tarifas da AES Sul.
Médias de reajuste:
Alta tensão (indústrias) -0,33%
Baixa tensão -0,34%
Para residências, a redução será de 0,35%, informa a agência reguladora.
As novas tarifas vigoram a partir de 19 de abril. A AES Sul atende a 1,3 milhão de unidades consumidoras em 118 municípios no Rio Grande do Sul.
“Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.” – explica a Aneel.
Lembrando que abril não terá a cobrança extra na conta de luz. A Aneel autorizou bandeira verde. Em março, estava em amarela. O mecanismo de bandeiras tarifárias é usado para repassar mensalmente aos consumidores o custo de geração de energia. Por mais de um ano, os consumidores pagaram a taxa extra mais alta por estarmos em bandeira vermelha.
Com o recuo nas tarifas, bandeiras e, eventualmente, tributos, a conta de luz tem ficado mais barata. Até mesmo para os gaúchos, que sofreram no início do ano com o aumento das alíquotas de ICMS sobre energia elétrica.
Rádio Gaúcha
Publique seu comentário
Leia também
Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012
- byJuliano Beppler da Silva
- 29 de novembro de 2024
Ainda não há comentários