É baixo o estoque de Tamiflu na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde
- porJuliano Beppler da Silva
- 27 de maio de 2016
- 9 anos
A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS) passou a encaminhar o Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento da gripe H1N1, somente a hospitais, na região. A medida restringe o envio do remédio às prefeituras, por conta do baixo estoque de que a coordenadoria dispõe. Dessa forma, é dada prioridade a casos de pacientes que cheguem aos hospitais.
Segundo o coordenador da 16ª CRS, Victor Hugo Gerhardt, não há mais Tamiflu com a dosagem 75 mg. As quantidades do remédio com 35 mg e 40 mg são reduzidas e devem ser suficientes para abastecer somente os hospitais no mês de junho. Gerhardt explica que o governo estadual havia prometido lote do medicamento até o final de maio. Agora, a expectativa é de que venha ainda em junho.
Enquanto isso, a orientação aos municípios é de que sejam criteriosos ao receitar o Tamiflu. Além disso, será solicitado auxílio às coordenadorias regionais do Estado. O coordenador, porém, não se mostra otimista com o remanejamento do medicamento de outras unidades, visto que a falta é registrada em todo o Estado.
Grupo Independente
Ainda não há comentários