Assembleia pode decretar hoje perda de mandato do deputado Jardel
- porJuliano Beppler da Silva
- 5 de julho de 2016
- 9 anos
A Assembleia Legislativa poderá votar na tarde desta terça-feira, dia 5, o projeto que declara a perda do mandato do deputado Mário Jardel (PSD).
O texto está apto para votação em plenário, mas a definição sobre a votação será tomada em reunião de líderes, marcada para o final da manhã.
O projeto já passou pelo aval da Comissão de Ética e da Comissão de Constituição e Justiça, na Assembleia. Na Comissão de Ética, a perda foi aprovada por unanimidade. Os deputados entenderam que Jardel praticou uma série de irregularidades que configuraram quebra de decoro parlamentar.
Entre os motivos elencados para a cassação por quebra de decoro parlamentar estão “fabricação de diárias”, envolvimento com tráfico de drogas e uso da estrutura legislativa para interesses particulares. O Ministério Público (MP) realizou operação no fim de novembro para apurar irregularidades envolvendo o deputado. Em dezembro, a Corregedoria da Assembleia sugeriu a cassação do parlamentar por quebra de decoro.
Em fevereiro, Jardel e mais 10 pessoas foram denunciados pelo MP por diversos crimes. O deputado é acusado de exigir parte dos salários de servidores do gabinete, além de falsificar diárias e relatórios de indenização veicular.
O MP calcula que o valor desviado no período, e que teria o parlamentar como principal destinatário, seja de cerca de R$ 212 mil.
Rádio Gaúcha
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Projeto leva cursos práticos e gratuitos à comunidade de Bom Retiro
- 19 de maio de 2025
- 14 horas
10º Dança Bom Retiro bate recorde de inscritos e deve movimentar mais de 12 mil pessoas
- 19 de maio de 2025
- 17 horas
Mistério em Estrela: desaparecimento de Rafael Petter completa quase uma semana
- 19 de maio de 2025
- 17 horas
Ainda não há comentários