Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 20 de maio de 2025

Cunha renuncia à presidência da Câmara dos Deputados

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / Divulgação

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / Divulgação

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou no começo da tarde desta quinta-feira, dia 7, a renúncia do cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Ele estava afastado da função desde 5 de maio por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cunha convocou entrevista coletiva com jornalistas e leu a carta que entregou à Mesa Diretora da Casa com o teor do pedido de renúncia. “Resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores. É público e notável que a casa está acéfala”, disse.

Ele ainda complementou: “Somente a minha renúncia poderá por fim a esta instabilidade sem prazo”.

O deputado pelo Rio de Janeiro reafirmou que não cometeu nenhum crime e chorou quando lembrou das acusações contra a sua esposa e sua filha. As duas são investigadas pela Justiça Federal.

Processo contra Cunha
O processo contra Eduardo Cunha tramita há mais de oito meses no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. O deputado é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras, quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que poderia caracterizar quebra de decoro parlamentar.

Segundo o relator do processo, Cunha é o dono de pelo menos quatro contas na Suíça: Köpek; Triumph SP, Orion SP e Netherton. Ao pedir a cassação de Cunha, Rogério disse que as contas são verdadeiros “laranjas de luxo”.

Cunha nega a propriedade das contas, mas admitiu ter o usufruto de ativos geridos por trustes estrangeiros. O deputado está afastado do mandato e da presidência desde maio por decisão do Supremo Tribunal Federal.

 

Rádio Gaúcha

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também