Impeachment de Dilma será votado nesta semana
- porJuliano Beppler da Silva
- 1 de agosto de 2016
- 9 anos
O Congresso Nacional retomou os trabalhos nesta segunda-feira, dia 1º, após duas semanas de “recesso branco”. No Senado, a previsão é de que a comissão especial do impeachment vote na quinta-feira, dia 4, o parecer que definirá se a presidenta afastada Dilma Rousseff vai ou não a julgamento final. Após ser votado na comissão, o relatório ainda precisará ser aprovado pelo plenário, o que deve ocorrer na semana que vem.
O processo de impeachment no Senado está atualmente na fase intermediária, chamada de “pronúncia”. Essa etapa serviu para os senadores da comissão ouvirem depoimentos de testemunhas, solicitarem documentos para produção de provas, realizarem perícia e acompanharem a leitura da defesa pessoal da presidenta afastada. Também foram entregues as alegações finais da acusação e da defesa.
A acusação contra Dilma diz que a presidenta afastada cometeu crime de responsabilidade ao praticar as chamadas “pedaladas fiscais” (atraso de pagamentos da União a bancos públicos para execução de despesas) e ao editar quatro decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional.
A defesa de Dilma alega que os atos não configuram crime de responsabilidade e que o processo de impeachment tem “vícios de origem” porque teria sido aberto por “vingança” pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O Informativo
Publique seu comentário
Leia também
Arrecadação federal cresce 7,25% e bate recorde em agosto
- byJuliano Beppler da Silva
- 23 de setembro de 2021
Fiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19
- byJuliano Beppler da Silva
- 23 de setembro de 2021
Mais Lidas
Mais Recentes
Forte vento causa destelhamentos e derruba estrutura de depósito em Bom Retiro do Sul
- 15 de janeiro de 2026
- 2 semanas
Dona Nadit chega aos 100 anos: uma vida simples, marcada pela fé, pela família e pelas flores
- 15 de janeiro de 2026
- 2 semanas










Ainda não há comentários