Bancários começam greve no Rio Grande do Sul nesta terça
- porJuliano Beppler da Silva
- 6 de setembro de 2016
- 9 anos
Por tempo indeterminado, começa nesta terça-feira greve geral em bancos públicos e privados. O movimento envolve 12,5 mil bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana, onde estão 400 agências, e mais 37 municípios do RS nos quais a paralisação foi aprovada. Por ser nacional a greve ocorre, por decisão de assembleias, em capitais e várias cidades de estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantis.
Não houve avanço da proposta da Federação Nacional dos Bancários (Fenaban). Conforme o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, os bancos oferecem 6.5% de reajuste salarial de 6,5% e abono de R$ 3 mil. A inflação acumulada no período, foi de 9,55%. Os bancários pedem 14,78% (inflação mais 5 de ganho real) sobre o piso salarial e em todas as verbas, como vale, auxílio, e Participãção nos Lucros e Resultados (PLR).
Pela manhã a mobilização será em frente às agências dos bancos. Faixas de protesto serão levadas aos locais. No primeiro semestre de 2016 foi de R$ 29,7 bilhões o lucro dos cinco maiores bancos do país: Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander, afirmam o SindBancários e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), Os bancários pedem a compreensão da população e às 16h farão assembleia de avaliação.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Bombeiros voluntários do Vale do Taquari participam de curso internacional de resgate no Chile
- 9 de agosto de 2025
- 2 dias
Mulher encontrada na barragem de Bom Retiro do Sul morreu por afogamento, diz perícia
- 9 de agosto de 2025
- 3 dias
Ainda não há comentários