Governo federal cancelará 21 mil benefícios do Bolsa Família no RS
- porJuliano Beppler da Silva
- 7 de novembro de 2016
- 9 anos
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) anunciou, nesta segunda-feira, dia 7, que cancelará 21.157 mil benefícios do Bolsa Família no Rio Grande do Sul. A medida ocorre após pente-fino em que foram encontradas irregularidades nos cadastros. Além dos cancelamentos, há também 25.129 bloqueios.
Em Porto Alegre, foram 3.167 cancelamentos. O município de Picada Café é o segundo do país com maior número proporcional de cancelamentos: 23,08% do total na cidade.
Ao todo, o Estado possui 398 mil cadastros no programa social, o que gera um custo de R$ 65 milhões mensais à União. Em média, cada família recebe R$ 164 por mês. O valor varia de acordo com o nível de pobreza e a composição familiar.
O ministério verificou inconsistências em 1,1 milhão de benefícios em todo o Brasil. O total de benefícios pagos no país é de 13,9 milhões. Desse 1,1 milhão de inconsistências encontradas, 469 mil benefícios foram cancelados e 654 mil bloqueados.
Do número total de benefícios bloqueados, 13 mil são referentes a famílias identificadas como doadoras de campanha nas eleições de 2016. No bloqueio, as famílias terão três meses para explicar as inconsistências. Caso não comprovem, o benefício é cancelado.
Segundo o ministério, o resultado se deve ao aprimoramento dos mecanismos de controle, que teve sua base de dados ampliada para verificação permanente da renda das famílias. Em todos os casos, foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para ingresso e permanência no programa.
Com as novas ferramentas adquiridas pelo ministério será possível fazer análises mensais, reduzindo o tempo médio que o poder público leva para identificar os casos em que a renda é maior do que a declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
Segundo o governo, a revisão foi feita a partir de cruzamentos de dados. Os municípios começarão a ser comunicados a partir de amanhã sobre o corte no pagamento. Cerca de 1,4 milhão de famílias serão convocadas para averiguação cadastral.
Rádio Gaúcha
Publique seu comentário
Leia também
Casa é destruída por incêndio e moradora passa mal em Paverama
- byJuliano Beppler da Silva
- 12 de agosto de 2025
Tchê Barbaridade é a primeira atração musical confirmada da 1ª AQUIBOM
- byJuliano Beppler da Silva
- 12 de agosto de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Segunda maior apreensão de skunk do ano no RS termina com dois presos
- 12 de agosto de 2025
- 7 dias
Tchê Barbaridade é a primeira atração musical confirmada da 1ª AQUIBOM
- 12 de agosto de 2025
- 7 dias
Ainda não há comentários