Presídio Feminino de Lajeado começa a receber detentas na próxima segunda-feira
- porJuliano Beppler da Silva
- 6 de janeiro de 2017
- 9 anos
Com a obra concluída desde a metade de 2016 e inaugurado há mais de 40 dias, a ocupação do Presídio Feminino de Lajeado inicia com nove presas na próxima segunda-feira, dia 9. A abertura da casa prisional ocorre após determinação do juiz Luís Antônio de Abreu Johnson. O começo dos trabalhos ainda resultou na entrega dos cargos de três agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
A burocracia envolvendo a instalação de gás, a conexão de internet e a realização do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) colaboraram para que a obra seguisse vazia. A superintendente da Susepe Anne Stock afirma que o processo já foi destravado.
“Com a determinação do doutor Johnson para remoção das presas em 72 horas, nós nos mobilizamos e agilizamos a questão (PPCI). Tanto o corpo de bombeiros como a secretaria de segurança do município foram incansáveis e nos ajudaram a destrancar esse processo”, relata.
LEIA TAMBÉM:
Delegado da Susepe é demitido após polêmica de demora para abertura de presídio
Juiz determina abertura de presídio feminino de Lajeado em até 72h
A demora na ocupação causou a demissão do delegado que respondia pela Susepe no município Eugênio Eliseu Ferreira. Após a exoneração de Ferreira, a então diretora do Presídio de Lajeado Rita de Cássia Donine Antocheviz e mais duas servidoras entregaram seus cargos na tarde desta quinta-feira, dia 5.
Anne diz respeitar a decisão das agentes. “Elas entregaram a função que estavam exercendo e elas retornam para os locais de lotação que elas estavam trabalhando anteriormente”, comenta.
Os agentes penitenciários que deverão trabalhar no presídio ainda não foram definidos até o fim da tarde da quinta-feira. Conforme a superintendente, serão realocados 10 servidores de outras casas prisionais. A nova diretora e chefe de segurança ainda não foram definidas.
As nove apenadas que ocuparão a casa prisional serão realocadas de presídios de Encantado, Santa Cruz do Sul e Guaíba. Elas haviam sido condenadas pela comarca de Lajeado mas precisaram ser encaminhadas para outros municípios, que contavam com cadeias femininas.
A obra do Presídio Feminino de Lajeado iniciou em março de 2015. O investimento total para a obra foi de R$ 800 mil com recursos de penas alternativas do Poder Judiciário de Lajeado, Estrela e Teutônia, além da prefeitura de Lajeado e verbas da comunidade.
Grupo Independente
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Defesa de Bolsonaro nega descumprimento de medidas cautelares e pede esclarecimentos ao STF
- 23 de julho de 2025
- 2 dias
Motorista morre após colisão entre carro e caminhão na BR-386, em São José do Herval
- 23 de julho de 2025
- 2 dias
Ainda não há comentários