Edegar Pretto assume presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
- porJuliano Beppler da Silva
- 1 de fevereiro de 2017
- 8 anos
O deputado Edegar Pretto (PT) assumiu na tarde desta terça-feira, dia 31, a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Apesar do acordo de lideranças, que leva o representante do Partido dos Trabalhadores para o cargo, depois de cerimonial com hino nacional, ocorreu a votação e Pretto foi eleito com 45 votos contra 1.
“A população e as suas organizações têm cada vez mais dificuldade de reconhecer a capacidade de dialogar e buscar soluções para os seus problemas. Essa Casa não está imune e sei que não ficará indiferente como se nada tivesse acontecendo. O Parlamento Gaúcho está desafiado a assumir causas merecedora de grandes debates. Aqui é um palco que busca alternativas para superação dos grandes problemas que afetam a sociedade gaúcha. Isso só será possível com a defesa e a reconstrução da democracia em nosso país”, declarou Pretto em seu discurso de posse.
Antes, depois de declarado o resultado da votação, Silvana Covatti, fez um pronunciamento de despedida e destacou algumas das suas ações no comando da Assembleia. Covatti destacou que foi um ano com participação, igualdade e gestão. Além disso, citou a economia de R$ 38,5 milhões, com redução nos gastos com diárias em 25,5%.
“Segui de forma rigorosa, com minha equipe, os compromissos assumidos: aproximar a Assembleia dos cidadãos; levar a atividade do parlamento às comunidades; buscar a harmonia entre os Poderes; trabalhar pelo todo; tornar administração ainda mais eficiente e afinada às práticas da moderna gestão; honrar principalmente as mulheres. Foi um ano, conforme havíamos nos determinado, de participação, igualdade e gestão. Pela relevância, gostaria de citar alguns indicadores. Economizamos mais de R$ 38,5 milhões, reduzimos as diárias para deputados e servidores em 25,5%”, afirmou Covatti.
Após os atos na Assembleia, Pretto participará de será recebido na Praça da Matriz para um ato popular de posse, marcado para 16h30. O ato é organizado por movimentos populares do campo, da cidade e centrais sindicais. Conforme os organizadores, o objetivo é marcar um dia histórico em que um lutador das causas do povo assume a presidência da Casa Legislativa gaúcha.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
RS deverá ter cinco dias de instabilidade com risco de temporais severos
- 24 de maio de 2025
- 1 hora
Governo do RS prevê leilão das rodovias do Bloco 2 para outubro
- 23 de maio de 2025
- 12 horas
INSS retoma concessão de consignados com exigência de biometria digital
- 23 de maio de 2025
- 12 horas
Ainda não há comentários