Preço da gasolina tem segunda queda seguida no ano
- porJuliano Beppler da Silva
- 25 de fevereiro de 2017
- 8 anos
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, dia 24, a segunda queda consecutiva dos preços dos combustíveis em 2017. A petroleira decidiu revisar nas suas refinarias a partir deste sábado, dia 25, o preço médio da gasolina em 5,4% e do diesel em 4,8%.
Para o consumidor final, a companhia estimou que a gasolina pode cair 2,3% ou R$ 0,09 por litro, e o diesel 3% ou cerca de R$ 0,09 por litro, ambos também em média. A projeção considera que o ajuste seja integralmente repassado e que não ocorram alterações nas demais parcelas que compõe o preço final.
A redução no mesmo patamar da queda nas refinarias, no entanto, depende das distribuidoras e dos postos. A lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. Na prática, o que tem ocorrido desde quando a empresa anunciou a sua nova política de preços, em outubro de 2016, é um rápido reajuste para os consumidores apenas quando a estatal anuncia aumentos dos combustíveis.
“O repasse não acontece na velocidade que o consumidor espera. Quando tem baixa de preço nas refinarias, a distribuidora demora a repassar para o posto, mas quando sobe, a distribuidora eleva no mesmo momento”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Gouveia.
A previsão do sindicalista é que as mudanças dos preços nas bombas sejam sentidas a partir da semana que vem. Segundo a Petrobras, a decisão vem principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços, pela redução no valor dos fretes marítimos e ajustes na competitividade da estatal no mercado interno. A última alteração foi em 26 de janeiro, quando a gasolina ficou 1,4% mais barata nas refinarias e o diesel, 5,1%.
A empresa disse em nota que reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, “o que lhe dá flexibilidade para lidar com variáveis com alta volatilidade”. “Os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme princípio da política anunciada”, informou.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Segunda maior apreensão de skunk do ano no RS termina com dois presos
- 12 de agosto de 2025
- 7 dias
Tchê Barbaridade é a primeira atração musical confirmada da 1ª AQUIBOM
- 12 de agosto de 2025
- 7 dias
Ainda não há comentários