Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Bom Retiro do Sul retoma o recolhimento de “lixo branco” e “lixo verde”

Área localizada no Cupido passará por recuperação. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Área localizada no Cupido passará por recuperação. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

O Governo de Bom Retiro do Sul contratou uma empresa que fará o recolhimento do chamado “lixo branco” da zona urbana da cidade. Todas as terças-feiras, serão recolhidos itens como móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e plásticos.

O biólogo Carlos Alexandre Silveira, explica as mudanças no recolhimento desse tipo de material. “Fizemos um projeto para contratação emergencial de uma empresa especializada para o recolhimento deste tipo de lixo. A nossa meta é auxiliar no descarte correto, não prejudicando o meio ambiente e contribuindo com a boa apresentação da cidade” afirma Silveira.

Segundo a administração municipal, há mais de 20 anos, esse tipo de material era recolhido pelo município, e descartados de maneira irregular em um terreno localizado na localidade do Cupido. O biólogo frisa que essa área, de propriedade particular, passará, agora, por um processo de recuperação ambiental.

O recolhimento do material ocorrerá nas terças-feiras porque muitas pessoas fazem a limpeza de seus pátios no final de semana, e, assim, elas terão até a segunda-feira para colocarem o material na rua e assim seja dado o descarte correto.

Galhos, folhas, grama…

O lixo verde poderá começar a ser recolhido pelo Município a partir desta sexta-feira. Silveira confirmou que a licença ambiental que possibilita o descarte desse tipo de material está sendo finalizada nesta quinta-feira, o que possibilita o depósito desses entulhos em uma área de terras localizado no Bairro Goiabeira.

Entulhos de obras

Quanto aos entulhos de obras e construções, a prefeitura ressalta que a responsabilidade é de quem produz, de acordo com Lei Federal. O município promete reforçar o trabalho de fiscalização para que o entulho não fique mais acumulado, penalizando, assim, quem o deixar. Num primeiro momento, o morador que deixar este tipo de entulho à beira rua de forma irregular será notificado para que o armazene de forma correta e dê a destinação correta.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também