Resultado do julgamento da chapa Dilma/Temer deve sair nesta sexta-feira
- porJuliano Beppler da Silva
- 9 de junho de 2017
- 8 anos
O resultado do julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma Temer da eleição de 2014 deverá ser conhecido nesta sexta-feira. Após intervalo da sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux disse que houve um acordo para que o relator, ministro Herman Benjamin, termine a apresentação de seu voto esta noite, e sexta, os demais integrantes da Corte votem. A sessão foi concluída, contudo, sem que qualquer ministro proferisse sua posição.
“Estabelecemos um calendário em nível bem flexível que o ministro Herman tomará toda a sessão até as 21h para concluir o voto dele e nós disporemos de 20 minutos cada um para expor os pontos de vista e os senhores advogados terão o veredicto amanhã”, comentou Fux enquanto presidia momentaneamente a sessão na ausência do ministro Gilmar Mendes.
A expectativa era que o julgamento se estendesse até o fim de semana. Gilmar Mendes convocou sessões extras para análise do caso, inclusive para o sábado. Com o acordo entre os ministros, o julgamento deve ser finalizado nesta sexta-feira. Após o voto do relator, deverão votar os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira, Rosa Weber, Luiz Fux, e o presidente do tribunal, Gilmar Mendes.
Esta tarde, em seu voto, o relator disse que há provas de que a chapa Dilma-Temer praticou abuso de pode político e econômico na eleição presidencial de 2014. Benjamin, no entanto, ponderou que os crimes atribuídos à chapa vencedora também foram praticados por outros partidos. “Não se pense por um segundo que isso que tratamos aqui foi criação desses partidos alvos da ação [PT e PMDB] ou se tratou de anomalia deles, mas permitiu-lhes desequilibrar a balança. Talvez não em relação aos autores (PSDB), sabemos agora, mas a outros candidatos que concorriam em completa desigualdade.”
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
RS deverá ter cinco dias de instabilidade com risco de temporais severos
- 24 de maio de 2025
- 1 dia
INSS retoma concessão de consignados com exigência de biometria digital
- 23 de maio de 2025
- 2 dias
Ainda não há comentários