Grêmio faz 5 a 0 no Sport e diminui distância para Corinthians
- porJuliano Beppler da Silva
- 3 de setembro de 2017
- 8 anos
Depois da tempestade, enfim a bonança. Após uma semana para digerir a eliminação da Copa do Brasil, saídas de jogadores e lesões, o Grêmio reencontrou a paz na tarde deste sábado ao golear o Sport na Arena. Edilson, com um gol e uma assistência, e Fernandinho, com dois tentos, comandaram a vitória por 5 a 0. Everton e Dionathã completaram a goleada. Com o resultado, o Tricolor diminuiu a distância para o líder Corinthians para sete pontos.
Edilson desequilibra e Grêmio abre vantagem
Após viver uma semana só de más notícias, o Grêmio entrou em campo neste sábado contra o Sport para recuperar o astral e retornar à briga pelo Campeonato Brasileiro. O reencontro com Vanderlei Luxemburgo se desenhava difícil, visto que o time pernambucano faz boa campanha na competição.
Bem montado, o Sport conseguiu segurar o Grêmio nos primeiros minutos de jogo. A marcação alta facilitou o trabalho da defesa, principalmente nos momentos em que a bola era roubada ainda no campo de ataque pelo Leão da Ilha. O Tricolor parecia meio disperso, ainda tentando se encontrar dentro do gramado com o novo ataque, encabeçado por Fernandinho e Everton.
A partida permaneceu equilibrada até os 18 minutos, quando Fernandinho caiu perto da grande área. Na cobrança de falta, Edilson soltou uma bomba e a bola foi parar no fundo das redes do goleiro Magrão: 1 a 0 Grêmio. O gol animou o Grêmio, que passou a jogar um futebol próximo daquele que vinha jogando em compromisso anteriores.
Rendido em campo, o Sport não conseguia criar e o trio de atacantes, André, Diego Souza e Oswaldo, passava fome. Aos 25 e aos 26 minutos, o Grêmio criou duas chances, dando o alerta de que já era o senhor da partida. No primeiro lance, Everton tabelou com Artur e ficou na frente do gol para marcar o segundo. O atacante tentou colocar a bola, mas a Magrão fez um milagre na Arena. Na sequência, Fernandinho recebeu a bola pela esquerda e chutou forte e rasteiro. Ramiro e Everton vinham na segunda trave, mas não conseguiram alcançar o cruzamento.
Aos 34, o jogador que desequilibrou o confronto apareceu novamente. Edilson deu duas meias-luas em marcadores diferentes no lado direito e cruzou para Everton, que só teve o trabalho de encostar na bola para fazer 2 a 0 e consolidar de vez o domínio gremista do jogo. A vantagem confortável foi levada para o intervalo, mas ainda faltavam mais 45 minutos para o Grêmio validar o resultado.
Passeio gremista no segundo tempo
Ao melhor estilo Luxemburgo, o Sport retornou para o segundo tempo com duas mudanças, um claro sinal de que o técnico não gostou da equipe no primeiro tempo. Sem mudanças, o Grêmio voltou do vestiário com o objetivo de ao menos preservar a vitória parcial de 2 a 0.
Apesar das modificações do Sport, o Grêmio passou incólume pelos primeiros 10 minutos da etapa complementar. Com um adversário mais agressivo, o Tricolor teria a chance de explorar os contra-ataques, usando a velocidade de Everton e Fernandinho.
O jogo voltou a ficar movimentado a partir dos 22 minutos. Ramiro foi derrubado por Samuel Xavier dentro da área e o árbitro da linha de fundo assinalou falta. O lance foi confirmado como penalidade pelo árbitro André Luiz Freitas de Castro. Na cobrança, Fernandinho bateu forte no canto esquerdo de Magrão, que ainda tocou na bola, mas não o suficiente para impedir que a vitória se transformasse em goleada: 3 a 0.
Dois minutos depois, o Grêmio se aproveitou de um cochilo da defesa do Sport e chegou ao quarto gol. Arthur lançou Ramiro na meia-direita, que de cabeça fez assistência para Fernandinho. Livre, o atacante apenas cumprimentou Magrão e fez o 4 a 0, praticamente decretando a vitória gremista na Arena.
Mas havia tempo para mais. Dionathã, que entrou na vaga de Ramiro, foi o autor do último gol da goleada. Aos 38, Fernandinho fez boa jogada pela direita e serviu o garoto na entrada da área. O camisa 54 dominou e colocou a bola no canto de Magrão. Com a vitória, o Grêmio resgatou a boa fase e agora já aparece no retrovisor do Corinthians.
Brasileirão 2017 – 22ª rodada
Grêmio 5
Marcelo Grohe; Edílson, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Dionathã), Léo Moura (Patric) e Fernandinho; Everton.
Técnico: Renato Portaluppi
Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henriquez e Sander; Anselmo (Patric), Rithely e Wesley; Diego Souza, André e Osvaldo (Everthon Felipe).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Edilson, aos 18/1º; Everton, aos 34/1º; Fernandinho, aos 22/2º e aos 24/2º; Dionathã, aos 38/2º;
Cartões Amarelos: Ronaldo Alves (S); Samuel Xavier (S); Diego Souza (S); Cortez (G);
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO-Fifa) e Leonel Carvalho Rocha (GO)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Divulgadas as atrações musicais da 1ª Aquibom em Bom Retiro do Sul
- 11 de setembro de 2025
- 17 horas
Colisão entre moto e caminhão deixa um morto na BR-386 em Pouso Novo
- 9 de setembro de 2025
- 3 dias
Ainda não há comentários