Câmara de Bom Retiro reprova projeto de reajuste da planta de valores do IPTU
- porJuliano Beppler da Silva
- 6 de dezembro de 2017
- 8 anos
Na última segunda-feira, dia 4, ocorreu a sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, onde entre outras demandas da pauta, foi votado o Projeto de Lei que tratava, entre outras coisas, do reajuste na planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A matéria que tem gerado muita polêmica no município nos últimos dias, teve sete votos contrários dos vereadores Antônio Manoel Pereira (PTB), Antônio Gilberto Portz (DEM), Adilson Martins (PSB), Alex Negreiros Fritscher (PSB), Airton Giacomini (PDT), Sílvio Roberto Portz (PMDB) e Tiago Delwing Pedroso (PSD). Apenas Filipe Turatti (PT) votou favorável a matéria.
Entenda mais
O Projeto que estava tramitando na Câmara, tratava do reajuste da planta de valores do IPTU. Segundo o Poder Executivo, os valores estavam defasados há anos. Desta forma, foi montada uma comissão que analisou o contexto e fez a proposta da nova planta de valores sobre os números declarados nas transações de compra e venda de imóveis dentro do município.
Com a reprovação do Projeto de Lei, a planta de valores segue a mesma.
O que muda?
Uma questão independente da atualização da planta de valores, é o cadastramento e recadastramento imobiliário. Por exemplo, quem construiu e ainda não estava registrado junto a prefeitura, está sendo cadastrado. Quem fez alguma ampliação de imóvel e não atualizou unto a prefeitura, está sendo recadastrado, nesse caso, passa-se a ser cobrado o valor referente ao que é registrado junto ao município. Em alguns casos onde pode ter ocorrido a diminuição da metragem de algum imóvel, o valor do IPTU pode até reduzir.
Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Forte vento causa destelhamentos e derruba estrutura de depósito em Bom Retiro do Sul
- 15 de janeiro de 2026
- 4 semanas
Dona Nadit chega aos 100 anos: uma vida simples, marcada pela fé, pela família e pelas flores
- 15 de janeiro de 2026
- 4 semanas









Ainda não há comentários