RS tem sete pontos impróprios para banho
- porJuliano Beppler da Silva
- 2 de fevereiro de 2018
- 7 anos
O mês de Fevereiro começou com sete pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul, conforme indica o oitavo relatório de balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O número aumentou em comparação com a semana passada e a lista agora inclui o Balneário Nova Palma, em Nova Palma; a Lagoa do Peixoto, em Osório; a Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; e o Balneário de Mata, em Mata. Além destes, seguem sem condições para banho a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; a Praia Carlos Larger, em Candelária; e o Balneário Rainha do Sol, em Manoel Viana.
De acordo com o relatório, três locais que antes estavam impróprios tornaram-se balneáveis. São eles a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; o Balneário Rebelo, em Tapes; e o Balneário Distrito de Ernesto Alves, em Santiago.
Atualmente, todos os pontos impróprios para banho estão localizados em águas interiores. A Fepam está monitorando durante o verão 79 balneários de 40 municípios do Litoral, Médio e Sul, bem como das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.
Com duração de 12 semanas, o Projeto Balneabilidade 2017/2018 vai até 02 de março. As coletas e análises são feitas pela Fepam e pela Corsan e os resultados são divulgados sempre nas sextas.
Os relatórios são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas nas semanas anteriores. Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.
O projeto considera duas categorias de balneabilidade para águas doces, salobas e salinas: próprias ou impróprias para banho. Para ser considerada própria é preciso que os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros. Por outro lado, ficam impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco de amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
RS terá chuva forte e temporais nesta segunda-feira
- byJuliano Beppler da Silva
- 17 de fevereiro de 2025
RS terá chuva volumosa e temporais nos próximos dias
- byJuliano Beppler da Silva
- 15 de fevereiro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Homem é preso, e artefato explosivo é apreendido em Bom Retiro do Sul
- 20 de fevereiro de 2025
- 1 dia
Santiago Running faz bonito na 7ª Guaporé Night Run
- 17 de fevereiro de 2025
- 4 dias
Ainda não há comentários