ONU avaliará nova resolução para investigar armas químicas na Síria
- porJuliano Beppler da Silva
- 15 de abril de 2018
- 8 anos
Estados Unidos, França e Reino Unido lançaram neste sábado uma nova iniciativa no Conselho de Segurança da ONU para investigar ataques com armas químicas na Síria, horas depois de executar bombardeios contra alvos militares sírios. Os três aliados fizeram circular um projeto conjunto de resolução que também pede envios de ajuda humanitária à Síria e pede que Damasco se envolva em práticas de paz sob a égide da ONU, segundo o texto obtido pela agência de notícias AFP.
As negociações sobre este texto, o primeiro ante o Conselho de Segurança que combina os aspectos químicos, humanitários e políticos do conflito de sete anos, devem começar na segunda-feira.
No tema químico, o texto “condena nos termos mais fortes todo uso de armas químicas na Síria, especialmente o ataque de 7 de abril em Duma”. Prevê também criar um “mecanismo independente” de investigação e atribuição de responsabilidades “baseado nos princípios de imparcialidade e profissionalismo”.
As acusações lançadas contra Damasco por esse suposto ataque químico em Duma serviram de justificativa para os bombardeios das forças americanas, francesas e britânicas contra os alvos sírios.
Na dimensão humanitária, os três países pedem que se instale um “cessar-fogo duradouro” e exigem um “acesso humanitário sem restrição” em toda a Síria e a possibilidade de “proceder com evacuações médicas”, se forem necessárias.
Em matéria política, o projeto “exige das autoridades sírias que se comprometam em negociações inter-sírias de boa fé, de maneira construtiva e sem pré-condições”, aplicando as últimas discussões de 3 de março em Genebra. Essas negociações, paralisadas, devem abarcar assuntos como governabilidade, aspecto constitucional, eleições, luta contra o terrorismo e medidas de confiança.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Segunda-feira terá chuva em parte do RS e sol no Oeste e Sul
- byJuliano Beppler da Silva
- 27 de outubro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Colisão com quatro veículos deixa um morto e dois feridos na BR-386, em Marques de Souza
- 27 de outubro de 2025
- 2 dias
Idosa de 68 anos é encontrada viva após mais de 48 horas desaparecida em Nova Bréscia
- 27 de outubro de 2025
- 2 dias










Ainda não há comentários