Neste sábado é o Dia “D” de vacinação contra a gripe em Bom Retiro do Sul
- porJuliano Beppler da Silva
- 11 de maio de 2018
- 7 anos
Neste sábado, dia 12, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza – Dia D. Os tipos de vírus incluídos para a campanha de 2018 são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.
Em Bom Retiro do Sul, o Posto de Saúde do Centro estará atendendo às pessoas dos grupos prioritários das 8h da manhã até às 17h, sem fechar ao meio-dia. No Faxinal do Silva Jorge, idosos e doentes crônicos com atestado médico poderão fazer a vacina no Posto de Saúde da localidade, das 8h às 11h.
Devem receber a vacina contra a gripe crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos e doentes crônicos mediante apresentação de atestado médico. Hipertensos e diabéticos podem apresentar a receita médica para receber a vacina.
Para receber a imunização, é obrigatório apresentar a carteirinha de vacina e o Cartão SUS, que deverá estar atualizado.
A campanha de vacinação segue até o dia 1° de junho. A meta em Bom Retiro do Sul é vacinar 2.511 pessoas dos grupos prioritários.
Saiba mais
Efeitos colaterais
A vacina não costuma ter reações. Em poucos casos, a pessoa pode sentir uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. Além disso, há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação.
O sistema imune demora, pelo menos, alguns dias para contrapor a influenza. Nesse tempo, ainda há o risco de contaminação do vírus. A eficácia da vacina contra o influenza chega ao máximo em 70%, isto é, há poucos casos em que ela não surte efeito. Mesmo assim, é importante porque ajuda a evitar muitas das complicações pós-gripe, como a pneumonia.
AI
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Fábio Porto Martins é eleito membro titular do Comitê Taquari-Antas
- 6 de fevereiro de 2025
- 11 horas
Ainda não há comentários