Vale do Taquari registra mais uma morte por Gripe A
- porJuliano Beppler da Silva
- 19 de julho de 2018
- 7 anos
A segunda morte por Gripe A na região foi confirmada esta semana, no boletim mais recente da Secretaria Estadual da Saúde. Um homem, de 48 anos, morador de Roca Sales, é a nova vítima da doença no Vale do Taquari. Até então, apenas um óbito provocado pelo vírus Influenza tinha sido confirmado. O rocasalense não pertencia aos grupos de risco. Ele chegou a ser internado no Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, mas não resistiu e faleceu há cerca de duas semanas.
Depois que as amostras são encaminhadas para Porto Alegre, leva cerca de 48 horas para que o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirme ou não os casos – tanto infecções quanto óbitos. Com o homem de Roca Sales, porém, o resultado demorou mais tempo para ser finalizado, devido às peculiaridades do quadro.
Além de não participar de grupos prioritários, o homem não teria outra comorbidade ou patologia que pudesse indicar a sua imunização contra a gripe. A identidade do paciente e o seu endereço não são divulgados pelo Estado.
O primeiro óbito do ano na região por Gripe A, e no Rio Grande do Sul, ocorreu no fim de maio. Tatiane Brauwers, 32 anos, foi contaminada pelo vírus H1N1. A suspeita é de que ela tenha contraído a doença em um hospital de Porto Alegre, onde cuidava da filha, de apenas um mês de vida, na época, e que sofre de hidrocefalia. Nesse caso, a família autorizou a publicação das informações relacionadas ao caso.
A doença no Vale do Taquari
Na região, 55 suspeitas de Gripe A já foram notificadas este ano. Desses casos, 20 foram confirmados em Bom Retiro do Sul, Lajeado, Nova Bréscia, Roca Sales, Teutônia e Westfália – além das duas mortes.
Cerca de 20 mil doses de Tamiflu já foram distribuídas a pessoas que tiveram contato com pacientes na região. São cerca de quatro mil moradores do Vale imunizados contra o vírus Influenza. Em todo o estado, o balanço oficial é de 263 infecções e 24 óbitos em 2018.
Prevenção
De acordo com o Ministério da Saúde, a Gripe A inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Alguns casos podem apresentar complicações graves, como pneumonia.
Grupo Independente
Publique seu comentário
Leia também
Boa parte do RS terá chuva nesta quinta-feira
- byJuliano Beppler da Silva
- 30 de janeiro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Celso Pazuch busca parceria com o Daer para ampliar asfalto na ERS-129
- 30 de janeiro de 2025
- 6 dias
Ainda não há comentários