Com reservas, Grêmio joga mal e perde para o Atlético-PR
- porJuliano Beppler da Silva
- 26 de agosto de 2018
- 7 anos
O Grêmio foi derrotado pelo Atlético-PR na noite deste sábado em Curitiba por 2 a 1 em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, o time reserva gremista não conseguiu repetir as boas atuações e acabou dominado pelos paranaenses. Cícero, de pênalti, abriu o placar para o Tricolor, mas Pablo e Jonathan viraram para o CAP.
Com a derrota, o Grêmio para nos 37 pontos e perde a chance de se aproximar dos líderes do Brasileirão. O Atlético-PR subiu para 21 e deixou a zona de rebaixamento. O próximo compromisso gremista é na terça-feira, às 21h45min, diante do Estudiantes em jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Uma vitória simples de 1 a 0 basta para o Tricolor avançar.
O jogo
O técnico Renato Portaluppi optou por deixar Jael e André em Porto Alegre com o grupo que treina visando o jogo com o Estudiantes pela Libertadores. Sem nenhum centroavante de ofício em Curitiba, Alisson foi escalado como homem mais adiantado do ataque gremista. A ideia era ter movimentação no setor com as constantes chegadas de Marinho e Pepê pelos lados. A estratégia funcionou logo aos 4 minutos. Cícero fez o lançamento e Pepê aproveitou o espaço deixado pela movimentação de Alisson para receber livre. Ele dominou e bateu acertando a trave.
Logo depois, o Grêmio chegou ao seu gol. Aos 7, Paulo Miranda foi empurrado por Léo Pereira após cobrança de falta. O árbitro Marcelo Aparecido de Souza viu e marcou pênalti. Coube a Cícero bater e mostrou qualidade. Ele esperou o goleiro Santos cair no lado direito e bateu no esquerdo para abrir o placar, 1 a 0. Cícero quebrou, assim, uma sequência ruim do Grêmio, que tinha desperdiçado suas quatro cobranças de pênaltis no Brasileirão.
A vantagem do Grêmio, porém, durou pouco. Aos 12, Pablo recebeu passe de Lucho González dentro da área, fez o giro sobre a marcação de Bressan e chutou sem chances para Paulo Victor, 1 a 1.
O gol animou o Atlético-PR, que partiu para cima do Grêmio. A equipe da casa conseguiu exercer uma pressão, mas sem finalizações perigosas. A melhor chance veio em escanteio aos 23. A bola desviou em Marcelo Oliveira e quase foi no gol de Paulo Victor.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu tirar o Atlético-PR do seu campo. As duas equipes voltaram a ter chances já nos acréscimos. Aos 46, Alisson chutou colocado, mas a bola desviou no caminho e foi afastada por Léo Pereira. No contra-ataque, Nikão arriscou da entrada da área e mandou raspando a trave esquerda de Paulo Victor.
Segundo tempo
Os dois times voltaram para a etapa final sem mudanças. E o ritmo do jogo caiu no começo do segundo tempo. Nenhuma das equipes conseguia criar chances. A partida teve apenas uma finalização nos primeiros 15 minutos, do Atlético-PR com Nikão, mas sem perigo.
Os treinadores começaram então a mexer nas equipes. Tiago Nunes fez logo duas mudanças aos 15 minutos. Entraram Bruno Guimarães e Bruno Nazário nos lugares de Wellington e Nikão. Renato respondeu dois minutos depois com Thonny Anderson na vaga de Marinho. Thonny Anderson entrou como centroavante, o que mexeu no posicionamento de Alisson, que passou a jogar aberto pelo lado direito.
Renato nem teve tempo de ver o resultado de suas mudanças, pois aos 25 minutos o Atlético-PR virou. Jonathan fez a jogada pelo lado direito e invadiu a área do Grêmio. O lateral deixou Marcelo Oliveira para trás e só teve o trabalho de tocar na saída de Paulo Victor: 2 a 1.
Logo após o gol, Renato fez outra troca. Douglas, de atuação discreta, saiu para a entrada do garoto Jean Pyerre. Lincolm ainda entrou no lugar de Thaciano, mas o Grêmio seguiu com dificuldades para criar. Thonny Anderson, em falta de dois toques, fez a única finalização tricolor.
O Atlético-PR foi quem conseguiu ser mais perigoso em dois contra-ataques em que Paulo Miranda apareceu na hora certa para salvar. Mas o placar da partida estava mesmo definido: Atlético-PR 2 x 1 Grêmio, resultado que tira o time paranaense da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Atlético-PR (2)
Santos; Jonathan, Zé Ivaldo, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington (Bruno Guimarães), Lucho González, Raphael Veiga (Marcio Azevedo) e Nikão (Bruno Nazário); Marcinho e Pablo.
Técnico: Tiago Nunes
Grêmio (1)
Paulo Victor, Léo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Thaciano (Lincoln), Cícero, Marinho (Thonny Anderson), Douglas (Jean Pyerre), Pepê e Alisson
Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Pablo (12min/1T) Jonathan (25min(2/T); Cícero (7min/1T)
Cartões amarelos: Nikão (CAP); Paulo Miranda, Marinho, Bruno Nazário (GRE)
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza, auxiliado por Anderson José Coelho e Bruno Salgado Rizo.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Vale do Taquari enfrenta fim de semana trágico com quatro mortes no trânsito
- 15 de setembro de 2025
- 2 dias
Pista da BR-386 é totalmente liberada após acidente com carreta em Pouso Novo
- 13 de setembro de 2025
- 4 dias
Motociclista de 22 anos morre em acidente na BR-386 em Estrela
- 13 de setembro de 2025
- 4 dias
Ainda não há comentários