Governador decide vetar lei que permite consumo de álcool em estádios
- porJuliano Beppler da Silva
- 17 de janeiro de 2019
- 6 anos
![](http://girodovale2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2019/01/03-26-2.jpg)
O governador Eduardo Leite resolveu vetar, nesta quarta-feira, o projeto aprovado na Assembleia Legislativa que previa a retomada da venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Rio Grande do Sul. A decisão já era esperada, mas foi confirmada após reunião com o Ministério Público e a cúpula de segurança. A confirmação do veto será publicada no Diário Oficial de próxima sexta-feira.
“Os argumentos trazidos hoje, além de outros que já haviam chegado, me ajudaram a tomar a decisão, que tem como base a questão da segurança e implica diretamente na crise fiscal do Estado”, explicou o governador. “Uma eventual liberação de bebidas demandaria um aumento de efetivo nos jogos, algo que o governo não tem condições de arcar neste momento”, acrescentou Leite.
Ainda conforme ele, as secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Saúde emitiram comunicados com dados objetivos que sustentam a argumentação contra o projeto. Segundo a pasta da Saúde, estudos comprovam que a ingestão de bebidas alcoólicas potencializa o comportamento agressivo das pessoas e pode resultar em atos de violência. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, ressaltou que, “desde a proibição da venda de bebidas nos estádios, houve significativa redução nas ocorrências durante os jogos”.
Por fim, outro argumento, trazido pelo MP, e que ajudou a embasar o veto do governador, trata da inconstitucionalidade do projeto de lei, já que existe uma lei federal que proíbe o consumo e a venda nas praças esportivas do Brasil. Trata-se do Estatuto do Torcedor, de 2003, que impede os frequentadores dos estádios de “portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Organização inicia preparativos para o Dança Bom Retiro e projeta recorde de participação
- 7 de fevereiro de 2025
- 5 minutos
Projeto municipal movimenta mais de R$ 29 mil na Feira do Produtor Rural
- 7 de fevereiro de 2025
- 14 minutos
Ainda não há comentários