Centro cirúrgico do HCSA é liberado para retomar atividades
- porJuliano Beppler da Silva
- 15 de fevereiro de 2019
- 6 anos
Nesta sexta-feira, dia 15, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul recebeu a notícia que estava esperando. Após visita da Vigilância Sanitária do Estado, veio a notícia de que as adequações exigidas no Centro Cirúrgico da casa de saúde atenderam as necessidades. Com a liberação do espaço, as cirurgias voltarão a ser realizadas no local já a partir da próxima segunda-feira, dia 18. O espaço estava com as atividades suspensas desde o início de novembro de 2018.
Conforme apontamentos da Vigilância Sanitária, a estrutura do Centro de Esterilização (CME) do Bloco Cirúrgico permitia a classificação de CME classe I, porém o tipo de cirurgias realizadas no HCSA exige um CME classe II. Até então, os equipamentos de lavagem e esterilização do material estavam na mesma sala. A obra foi feita, dividindo essas atividades em dois espaços distintos.
Investimento
Segundo a diretora do HCSA, Simone Diedrich, foi necessário um investimento de aproximadamente R$ 60 mil para que o bloco cirúrgico ficasse de acordo com as exigências do órgão fiscalizador do Estado.
Três meses sem cirurgias
Além desse investimento, a casa de saúde deixou de ter um faturamento mensal de cerca de R$ 25 mil com as cirurgias que eram feitas. Esse é o valor bruto que entrava no caixa da casa de saúde, sem contar as despezas durante os procedimentos. O bloco recebia pacientes para realização de partos, e cirurgias gerais como de hérnia, vesícula, apendicite, e procedimentos de traumatologia de baixa e média complexidade. Esses atendimentos passaram a ser feitos em outros hospitais da região no período.
Novidade
Uma novidade que o HCSA recebe juntamente com a reabertura do bloco cirúrgico é a chegada de um médico especialista em cirurgias plásticas. O Dr. Benie Crispel Goldman, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, irá atender todas as quartas-feiras, a partir do dia 27 de fevereiro, no Centro Clínico junto ao HCSA, e passará a realizar cirurgias na casa de saúde do município.
“A estrutura do bloco cirúrgico é muito boa, tanto em termos de equipamentos como de material e profissionais”, assegura o médico que atua também em uma clínica de Porto Alegre.
Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Fábio Porto Martins é eleito membro titular do Comitê Taquari-Antas
- 6 de fevereiro de 2025
- 20 horas
Ainda não há comentários