Centro cirúrgico do HCSA é liberado para retomar atividades
- porJuliano Beppler da Silva
- 15 de fevereiro de 2019
- 6 anos

Nesta sexta-feira, dia 15, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul recebeu a notícia que estava esperando. Após visita da Vigilância Sanitária do Estado, veio a notícia de que as adequações exigidas no Centro Cirúrgico da casa de saúde atenderam as necessidades. Com a liberação do espaço, as cirurgias voltarão a ser realizadas no local já a partir da próxima segunda-feira, dia 18. O espaço estava com as atividades suspensas desde o início de novembro de 2018.
Conforme apontamentos da Vigilância Sanitária, a estrutura do Centro de Esterilização (CME) do Bloco Cirúrgico permitia a classificação de CME classe I, porém o tipo de cirurgias realizadas no HCSA exige um CME classe II. Até então, os equipamentos de lavagem e esterilização do material estavam na mesma sala. A obra foi feita, dividindo essas atividades em dois espaços distintos.
Investimento
Segundo a diretora do HCSA, Simone Diedrich, foi necessário um investimento de aproximadamente R$ 60 mil para que o bloco cirúrgico ficasse de acordo com as exigências do órgão fiscalizador do Estado.
Três meses sem cirurgias
Além desse investimento, a casa de saúde deixou de ter um faturamento mensal de cerca de R$ 25 mil com as cirurgias que eram feitas. Esse é o valor bruto que entrava no caixa da casa de saúde, sem contar as despezas durante os procedimentos. O bloco recebia pacientes para realização de partos, e cirurgias gerais como de hérnia, vesícula, apendicite, e procedimentos de traumatologia de baixa e média complexidade. Esses atendimentos passaram a ser feitos em outros hospitais da região no período.
Novidade
Uma novidade que o HCSA recebe juntamente com a reabertura do bloco cirúrgico é a chegada de um médico especialista em cirurgias plásticas. O Dr. Benie Crispel Goldman, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, irá atender todas as quartas-feiras, a partir do dia 27 de fevereiro, no Centro Clínico junto ao HCSA, e passará a realizar cirurgias na casa de saúde do município.
“A estrutura do bloco cirúrgico é muito boa, tanto em termos de equipamentos como de material e profissionais”, assegura o médico que atua também em uma clínica de Porto Alegre.

Giro do Vale
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Julho começa congelante com temperaturas abaixo de zero em centenas de cidades do Sul
- 1 de julho de 2025
- 10 horas
Dois pedestres morrem atropelados por carro no acostamento da BR-386 em Fontoura Xavier
- 30 de junho de 2025
- 2 dias
Ainda não há comentários