Governo apresenta plano nacional de vacinação contra covid-19
- porJuliano Beppler da Silva
- 16 de dezembro de 2020
- 5 anos

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentaram nesta quarta-feira, dia 16, em cerimônia no Palácio do Planalto, o plano nacional de vacinação contra a covid-19. Não foi dada uma estimativa de data para o início da imunização.
O chamado “Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19” é dividido em 10 eixos. Entre eles estão descrições sobre os públicos-alvos para a vacinação; as vacinas já adquiridas pelo governo e as que estão em processo de pesquisa; a operacionalização da imunização; o esquema logístico de distribuição das doses pelo país; e as estratégias de comunicação para uma campanha nacional.
Primeiro a falar na cerimônia, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, frisou que o plano não é definitivo, mas é “dinâmico”, estabelecendo as estratégias para a imunização. Segundo ele, o país tem 38 mil salas de vacinas, podendo chegar a 50 mil pontos em períodos de campanha.
Já o ministro Pazuello chamou o lançamento do plano de “momento histórico”. Ele também falou sobre o que chamou de “angústia” pela imunização.
— Somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra que essa ansiedade, essa angústia? Somos referência na América Latina (…) Tudo isso grátis, custeado pelo SUS — disse.
Pazuello também garantiu que todos os Estados receberão doses de maneira igualitária.
— Todos os Estados serão tratados de forma igualitária, proporcional. Não haverá diferença. Todas as vacinas terão prioridade do SUS. Isso está pacificado — garantiu.
Em manifestação entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (15), o governo condicionou o cronograma de vacinação ao aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos imunizantes. O Planalto afirma que as doses devem chegar aos Estados e ao Distrito Federal em até cinco dias após a permissão da Anvisa e a entrega do produto no complexo de armazenamento do Ministério da Saúde.
GaúchaZH
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Dupla de Bom Retiro sobe ao pódio na primeira participação no Megarace
- 1 de dezembro de 2025
- 3 dias
Homem é preso após agredir o filho, um bebê de sete meses, em Lajeado
- 1 de dezembro de 2025
- 4 dias
Floriano e Rudibar empatam no primeiro jogo da final do Regional Aslivata de Veteranos
- 1 de dezembro de 2025
- 4 dias









Ainda não há comentários