RS deve ter estiagem mais severa nos próximos meses
- porJuliano Beppler da Silva
- 8 de dezembro de 2020
- 4 anos

Do final do mês de outubro até agora, 101 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em função da estiagem. Para os próximos meses, a Defesa Civil faz um prognóstico pessimista. O motivo é a confirmação do retorno do fenômeno La Niña, que deve deixar o Rio Grande do Sul com poucos registros de chuva.
Em um comparativo com o ano passado, nesta mesma data, nenhum município havia registrado estiagem. Das 101 prefeituras, 42 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 26 foram reconhecidas pela União.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, afirma que as chuvas dos últimos dias ajudaram a amenizar o problema, mas não resolvem a falta de água.
“O nosso prognóstico é que, com a chuva, houve uma resposta hidrológica para amenizar a situação crítica que vinha persistindo no Estado. No entanto, segue a condição de alerta, especialmente nas bacias do Gravataí, do Sinos e da região noroeste. A chuva atenuou o problema da estiagem, mas não resolve”, explicou o coordenador estadual.
As regiões Norte, Noroeste, Fronteira Oeste, Sul e Central são que mais preocupam o órgão. No entanto, o pedido da Defesa Civil é que todo o Estado evite o desperdício de água em função do nível das principais bacias hidrográficas.
GaúchaZH
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Projetos que criam a Rota da Migração são aprovados em Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova
- 4 de junho de 2025
- 8 minutos
Bom Retiro do Sul reforça ações contra doenças respiratórias
- 4 de junho de 2025
- 14 horas
Justiça bloqueia R$ 119 milhões em bens de investigados por fraudes contra aposentados do INSS
- 4 de junho de 2025
- 14 horas
Ainda não há comentários