Ribeiro larga na primeira fila, na prova de abertura da categoria Turismo Nacional em 2021
- porJuliano Beppler da Silva
- 15 de maio de 2021
- 4 anos

O piloto bom-retirense Luiz Carlos Ribeiro, da equipe Charrua Racing, vai para a pista nesse final de semana na primeira etapa da categoria Turismo Nacional de automobilismo. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, será palco dessa etapa, e Ribeiro que está na categoria Super, vai largar na primeira fila com o seu Toyota Etios, ao lado do piloto Fabiano Cardoso que ficou com a poli.
O Turismo Nacional inicia sua sexta temporada, agora como parte do pacote de categorias da Vicar, ao lado de Stock Car e Stock Light. Com isso, ganha visibilidade ainda maior e a condição de porta de entrada para as séries disputadas com os motores V8. Mas mantém a filosofia que, nos últimos anos, garantiu média de 70 carros por etapa nas classes Super, 1A, 1B e Sênior.
A principal novidade técnica já havia sido anunciada antes da parceria com a Vicar: o uso de rodas aro 15 (Scorro) e pneus semi-slick. Uma combinação que vai baixar os tempos de volta sem impacto excessivo nos custos. São quatro corridas por categoria, com inversões sucessivas de grid nas provas 2, 3 e 4 (o número de posições depende do décimo de segundo da última volta do décimo colocado).
A variedade de marcas e modelos se mantém. Todos desenvolvidos de forma independente pelos preparadores, com motorizações 1.600cc diferentes, equalizados com sucesso para garantir o equilíbrio que é marca registrada do Turismo Nacional. VW Gol e Up; Fiat Mobi, Uno e Argo; Toyota Etios e Yaris; Ford Ka; GM Onix e New Onix; Renault Sandero e Kwid e Citroën C3 (literalmente) batem rodas em corridas intensas e seguidas, com 20 minutos de duração, mais uma volta.
Programação
Na sexta-feira, dia 14, ocorreram os treinos livres e as tomadas de tempo para definirem o grid. No domingo, dia 16, a primeira largada (1A/1B) acontece às 8h05, seguida pela corrida 2. Às 9h20 é a vez da Super, para suas duas primeiras provas. Às 15h10 a programação é retomada, no mesmo esquema.
Transmissão
A presença de público nas corridas ainda está proibida em função da pandemia do Covid-19, mas as corridas podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal da Turismo Nacional no YouTube.
Ainda não há comentários