Senado aprova relatório final da CPI da Covid-19
- porJuliano Beppler da Silva
- 26 de outubro de 2021
- 4 anos

O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instaurado há mais de seis meses para apurar os crimes cometidos durante a pandemia. Por 7 votos a 4, o texto foi aprovado pelo Senado. Foi com o voto do vice-presidente Randolfe Rodrigues que a CPI formou maioria para aprovar o relatório e pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro e mais 79 por supostos crimes na pandemia.
O relatório atribui delitos ao presidente e outras 76 pessoas, além de duas empresas delitos. Os principais alvos são Bolsonaro e seus filhos, além de ministros, deputados, médicos e empresários.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) classificou o relatório como um “clamor dos brasileiros” desde o início da pandemia. Ele afirmou que a situação do Brasil pós-Covid passa pelas decisões da CPI. “Não podemos ser alimentados pelo ódio, que divide e bota a culpa em outros, quando deveríamos estar unidos. A ciência foi recolocada em seu devido lugar”, afirmou.
O senador chegou a citar Hannah Arendt e seu conceito de “banalidade do mal” a criticar o negacionismo e o trabalho feito por agentes políticos na propagação de fake news e movimentos anti-vacina. “Aqueles que tinham a tarefa de salvar vidas produziram o mal e a morte”, destacou.
O relator da CPI, Renan Calheiros, destacou o trabalho intenso da comissão parlamentar. “Não houve, no mundo, trabalho parecido”, avaliou. Já o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou o presidente Bolsonaro. Destacou que não houve solidariedade com os mais de 600 mil mortos no Brasil desde o início da pandemia. “Ficamos indignados com a falta de um ombro amigo. Esse acalento o governo não deu”, atacou.
Os próximos passos
Nesta quarta-feira, às 10h30min, o relatório será entregue por membros da Comissão Parlamentar de Inquérito. Caberá então ao procurador-geral da República, Augusto Aras, tomar as medidas cabíveis e dar andamento para os próximos passos.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Segunda maior apreensão de skunk do ano no RS termina com dois presos
- 12 de agosto de 2025
- 2 semanas
Casa é destruída por incêndio e moradora passa mal em Paverama
- 12 de agosto de 2025
- 2 semanas
Tchê Barbaridade é a primeira atração musical confirmada da 1ª AQUIBOM
- 12 de agosto de 2025
- 2 semanas
Ainda não há comentários