Temporais com vento de até 130 km/h causam estragos no Paraná
- porJuliano Beppler da Silva
- 7 de outubro de 2021
- 4 anos

Fortes temporais atingiram diversas regiões do Paraná entre a noite de ontem e a madrugada de hoje com registro de estragos em consequência do granizo e fortes vendavais. Uma das cidades mais atingidas foi a de Mandaguaçu, na região de Maringá, onde um forte vendaval na madrugada de hoje colocou abaixo o Ginásio de Esportes Pedro Bioni, conhecido como “Abelhão”.
Intensas rajadas de vento acompanhadas de chuva forte e muitos raios afetaram ainda outras cidades do estado paranaense na última noite. No município de Assis Chateuabriand, estação meteorológica do Instituto Simepar registrou rajadas de vento de até 130 km/h. É muito provável que a localidade tenha sido atingida por um dowburst ou uma microexplosão atmosférica, fenômeno em que corrente de vento violenta desce de uma nuvem de tempestade e se espalha radialmente, trazendo danos.
Os fortes temporais que atingiram o Paraná foram consequência da chegada de uma frente fria ao estado. O sistema frontal, ao encontrar ar muito quente em sua dianteira com um centro de baixa pressão sobre o Mato Grosso do Sul, organizou linhas de instabilidade com temporais, alguns fortes a severos. Horas antes da mudança do tempo, na tarde da quarta-feira, a temperatura passou dos 34ºC no Oeste do Paraná.
Metsul
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Segunda maior apreensão de skunk do ano no RS termina com dois presos
- 12 de agosto de 2025
- 2 semanas
Casa é destruída por incêndio e moradora passa mal em Paverama
- 12 de agosto de 2025
- 2 semanas
Tchê Barbaridade é a primeira atração musical confirmada da 1ª AQUIBOM
- 12 de agosto de 2025
- 2 semanas
Ainda não há comentários