Temporais com vento de até 130 km/h causam estragos no Paraná
- porJuliano Beppler da Silva
- 7 de outubro de 2021
- 3 anos

Fortes temporais atingiram diversas regiões do Paraná entre a noite de ontem e a madrugada de hoje com registro de estragos em consequência do granizo e fortes vendavais. Uma das cidades mais atingidas foi a de Mandaguaçu, na região de Maringá, onde um forte vendaval na madrugada de hoje colocou abaixo o Ginásio de Esportes Pedro Bioni, conhecido como “Abelhão”.
Intensas rajadas de vento acompanhadas de chuva forte e muitos raios afetaram ainda outras cidades do estado paranaense na última noite. No município de Assis Chateuabriand, estação meteorológica do Instituto Simepar registrou rajadas de vento de até 130 km/h. É muito provável que a localidade tenha sido atingida por um dowburst ou uma microexplosão atmosférica, fenômeno em que corrente de vento violenta desce de uma nuvem de tempestade e se espalha radialmente, trazendo danos.
Os fortes temporais que atingiram o Paraná foram consequência da chegada de uma frente fria ao estado. O sistema frontal, ao encontrar ar muito quente em sua dianteira com um centro de baixa pressão sobre o Mato Grosso do Sul, organizou linhas de instabilidade com temporais, alguns fortes a severos. Horas antes da mudança do tempo, na tarde da quarta-feira, a temperatura passou dos 34ºC no Oeste do Paraná.
Metsul
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Termina hoje o prazo para pagamento antecipado do IPVA 2025 com descontos
- 31 de março de 2025
- 3 dias
Frente fria pode provocar chuva volumosa e alagamentos no RS, alerta MetSul
- 31 de março de 2025
- 3 dias
Calor intenso e chegada de frente fria marcam a segunda-feira no Rio Grande do Sul
- 31 de março de 2025
- 3 dias
Ainda não há comentários