DML comete erro, e corpo é sepultado com identidade errada
- porJuliano Beppler da Silva
- 20 de julho de 2022
- 3 anos

O Departamento Médico-Legal (DML) de Porto Alegre trocou a identificação de dois corpos na terça-feira, dia 19, e uma família foi surpreendida ao descobrir que um familiar falecido havia sido sepultado por engano. Em nota, o equívoco foi admitido pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
“O Departamento Médico-Legal está providenciando todo o andamento jurídico necessário para entregar o corpo aos familiares, o que deve acontecer até esta quarta-feira. A família está recebendo suporte e foi recebida pela direção do departamento, que manifesta profundo pesar pelo engano. Um procedimento interno vai ser instaurado para apurar responsabilidades, com possíveis penalizações”.
O IGP também informou que já está em contato com a família da outra pessoa.
A pessoa sepultada com outra identidade é Jorge Antonio Nascimento e Silva, de 52 anos. Ele foi encontrado morto em casa, no município de Osório, no último domingo, dia 17, pela filha. A suspeita era de que ele tenha morrido de causas naturais – situação constatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na ocasião, o corpo foi levado para o DML de Porto Alegre, pois não havia expediente na unidade em Osório.
Na terça-feira, dia 19, por volta das 10h30, a família dele foi ao local devido à demora para liberação do corpo. A filha pediu para ver o pai, no entanto, foi questionada sobre se queria mesmo fazer isso apesar de Silva ter sido baleado no rosto, momento em que percebeu que havia algo errado. Foi então que viu que o corpo que estava no DML não era do pai. Em seguida, foi informada de que ele já havia sido enterrado – com outra identidade.
Os familiares ouviram de funcionários do DML que o erro aconteceu por conta de uma documentação errada. No entanto, mais tarde, a direção do local assumiu para a família que houve um equívoco.
Até a manhã desta quarta-feira, dia 20, a família não havia sido informada sobre o local em que Silva foi sepultado. Isso deve ocorrer ainda hoje, segundo o IGP.
A família deve buscar, na Justiça, reparação pelo prejuízo emocional que está sofrendo.
G1
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Mulher de 75 anos sofre agressão do próprio filho em Santa Cruz do Sul
- 28 de abril de 2025
- 8 horas
Cocaína avaliada em milhões é apreendida em abordagem da PRF na BR-285
- 28 de abril de 2025
- 8 horas
Segunda-feira de sol e temperaturas amenas marca o início da semana no RS
- 28 de abril de 2025
- 9 horas
Ainda não há comentários