Barragem Eclusa receberá usina hidrelétrica da Certel, com investimento de R$ 250 milhões
- porJuliano Beppler da Silva
- 24 de agosto de 2022
- 2 anos
Uma nova usina hidrelétrica será construída pela Cooperativa Certel. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 24, em um café da manhã para a imprensa, onde o projeto foi apresentado. O investimento da obra será na ordem de R$ 250 milhões. Esta será a maior usina da Certel, tendo capacidade de vazão para 440 metros cúbicos por segundo, podendo gerar 35 mil megawatts de potência para abastecer até 100 mil pessoas. Será a maior usina do Vale do Taquari.
Atualmente a Cooperativa tem atuação em 48 municípios, gerando energia para 75 mil associados.
A obra do novo investimento está prevista para começar em 2023. De acordo com o projeto apresentado pelo presidente da Certel, Erineo Hennemann, há a perspectiva de geração de 500 empregos durante a obra.
O escoamento da energia deverá ocorrer por Venâncio Aires, através da subestação de Estrela.
Está sendo aguardada a liberação da Fundação Estadual de Proteção Ambienta (Fepam), que espera por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para efetivar a licença, o que pode levar cerca de dois meses.
Publique seu comentário
Leia também
Boa parte do RS terá chuva nesta quinta-feira
- byJuliano Beppler da Silva
- 30 de janeiro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Celso Pazuch busca parceria com o Daer para ampliar asfalto na ERS-129
- 30 de janeiro de 2025
- 6 dias
Comentários
Cássio Leite
24 agosto, 2022A cooperativa citada é CERTEL ou CERTAJA???
Luiz Nelson Ferreira
25 agosto, 2022Parabéns o povo da minha Região do Vale do Taquari ,Teutonia e Certel crescendo juntos com grandes progresso para o futuro da Região do Vale do Taquari,,o meu finado pai foi um dos primeiros associados da Cooperativa Languiru e Certel de Teutonia…Ele acreditou no desenvolvimento do município produtor de leite vendemos leite para Languiru e Elege e Parmalat e extinta Lacesa de Lajeado.. Parabéns Certel e Teutonia…