Onda de calor começa a ganhar força no RS
- porJuliano Beppler da Silva
- 7 de dezembro de 2022
- 3 anos

A onda de calor que vai assolar todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias e terá o seu pico no final da semana, começa pelo Oeste gaúcho pela maior proximidade com o núcleo da bolha de calor que está entre o Centro e o Norte da Argentina. O país vizinho anotou máxima de 43ºC na segunda-feira, dia 5, e marcas acima de 40ºC novamente no dia de ontem, dia 6, em várias províncias.
Espera-se uma elevação ainda maior da temperatura na Metade Oeste do Rio Grande do Sul a partir desta quarta com o pico de calor na região principalmente entre amanhã e a sexta. Os termômetros no Oeste e no Noroeste devem marcar até 38ºC nesta quarta, máximas perto de 40ºC na quinta e até entre 40ºC e 41ºC em alguns pontos na sexta.
A quarta-feira terá a presença do sol em todo o Rio Grande do Sul, embora a previsão que nuvens apareçam no estado no decorrer do dia. Maior presença de nuvens em pontos do Leste gaúcho na primeira metade do dia. No Vale do Taquari a temperatura apresentará variação entre 19ºC e 35ºC
A massa de ar muito quente, centrada sobre o Centro e o Norte da Argentina, gradualmente se expande para o território gaúcho e traz elevação da temperatura na grande maioria das cidades.
O calor deve estimular instabilidade localizada no Oeste na quinta e na sexta, o que, com o calor extremo, pode dar origem a tempestades fortes a severas muito isoladas. No sábado, a possibilidade de o calor gerar chuva isolada e temporais, alguns fortes a intensos e com danos, aumenta no Rio Grande do Sul.
MetSul / NIH Univates
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Semana começa com instabilidade e chuva intensa no Rio Grande do Sul
- byJuliano Beppler da Silva
- 8 de setembro de 2025
Instabilidade retorna neste domingo ao Rio Grande do Sul
- byJuliano Beppler da Silva
- 7 de setembro de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Colisão entre moto e caminhão deixa um morto na BR-386 em Pouso Novo
- 9 de setembro de 2025
- 3 horas
Lupi admite falhas e diz que governo não sabia da dimensão das fraudes no INSS
- 8 de setembro de 2025
- 16 horas
Ainda não há comentários