Terremoto atinge a Turquia e Síria, deixando pelo menos 1,5 mil mortos
- porJuliano Beppler da Silva
- 6 de fevereiro de 2023
- 2 anos

Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Sul da Turquia na noite deste domingo, dia 5. Conforme a AFP, o tremor aconteceu perto de Gaziantep, no sudeste do país, nas proximidades da fronteira com a Síria.
As autoridades da Turquia e da Síria informaram nesta segunda-feira, dia 6, que o número de mortos chegou a pelo menos 1,5 mil. Foram contabilizados mais de 5 mil feridos após o primeiro tremor.
AGORA | Novo balanço do governo turco informa que 2800 edifícios desabaram com o terremoto. Saldo preliminar de mortos subiu para 912 com perto de 6 mil feridos. #TurkeyEarthquake pic.twitter.com/3XdkWSs9Od
— MetSul.com (@metsul) February 6, 2023
De acordo com o governador de Anadolu, uma das províncias da região, Erdinc Yilmaz, 34 prédios foram derrubados. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, publicou em rede social mensagem de apoio aos turcos e garantiu que as autoridades estão em alerta e trabalhando para combater o desastre.
MUNDO | Imagem aérea mostra o nível aterrador de destruição na cidade turca de Hatay, onde poucos prédios ficaram de pé ou com poucos danos. Fotografia via @haskologlu. pic.twitter.com/h76KXU9cET
— MetSul.com (@metsul) February 6, 2023
Tremores intensos em toda região
O abalo foi registrado a uma profundidade de 24,1 quilômetros, a 23 quilômetros da província de Nurdagi, de acordo com a CNN.
Após o impacto inicial, foram sentidos diversos tremores menores, um deles de magnitude 6,7 e bem mais próximo da superfície, a 9,9 quilômetros.
Além de Turquia e Síria, segundo a U.S. Geological Survey, os países que podem ter sentido os reflexos do abalo são Chipre, Grécia, Jordânia, Líbano, Reino Unido, Iraque, Geórgia e Armênia.
Conforme a MetSul, a Turquia está localizada em uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O país já foi afetado por outros grandes movimentos telúricos nos últimos 70 anos.
MUNDO | Aleppo, cidade arrasada pela guerra civil de mais de dez anos na Síria, agora sofre com a devastação pelo terremoto violento no lado turco da fronteira. Governo de Damasco acaba de atualizar o número de mortos na Síria para mais de 500. As fotos são da @AFP. pic.twitter.com/3srmHPlF64
— MetSul.com (@metsul) February 6, 2023
Correio do Povo
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Termina hoje o prazo para pagamento antecipado do IPVA 2025 com descontos
- 31 de março de 2025
- 4 dias
Frente fria pode provocar chuva volumosa e alagamentos no RS, alerta MetSul
- 31 de março de 2025
- 4 dias
Calor intenso e chegada de frente fria marcam a segunda-feira no Rio Grande do Sul
- 31 de março de 2025
- 4 dias
Ainda não há comentários