Argentinos submetidos a trabalho análogo a escravidão são resgatados em Nova Petrópolis
- porJuliano Beppler da Silva
- 3 de abril de 2023
- 2 anos

Quatro trabalhadores argentinos em condição análoga à de escravo foram resgatados na noite de sábado, dia 1º, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Segundo a Polícia Federal (PF) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsáveis pela operação, uma das vítimas é menor de idade.
As pessoas resgatadas trabalhavam no corte de lenha em uma propriedade rural do município. De acordo com a Polícia Federal, eles haviam sido abandonados pelos empregadores e estavam sem recurso para alimentação e estadia.
A PF foi acionada após receber denúncia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que também participou da operação. Um homem, responsável pelas atividades, foi preso em flagrante por submeter trabalhadores à condição análoga à de escravo, crime previsto no Artigo 149 do Código Penal. Conduzido à Polícia Federal em Caxias do Sul (RS), ele foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e permanecerá à disposição da Justiça Federal.
Ao chegarem à propriedade rural, os policiais federais, militares e auditores fiscais do MTE encontraram os trabalhadores acampados na mata em condições insalubres e totalmente desassistidos. Os argentinos estavam sem água potável, sem energia elétrica e sem acesso a banheiros.
Agência Brasil
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Trump taxa o Brasil e Lula promete troco com Lei de Reciprocidade
- 9 de julho de 2025
- 7 horas
Ossada humana e moto usada em homicídio são encontradas em Estrela
- 9 de julho de 2025
- 11 horas
Homem é morto a tiros e outro fica ferido em atentado no Centro de Estrela
- 9 de julho de 2025
- 19 horas
Ainda não há comentários