Polícia Federal faz buscas na casa de Bolsonaro em Brasília
- porJuliano Beppler da Silva
- 3 de maio de 2023
- 2 anos

Agentes da Polícia Federal fazem buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, na ação que investiga a atuação de um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Bolsonaro deve prestar depoimento à PF ainda nesta quarta-feira.
De acordo com informações preliminares, o ex-presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tiveram os celulares apreendidos. Há suspeitas de que o cartão de vacinação de Laura, filha do ex-presidente, teria sido adulterado. A operação está dentro do inquérito das “milícias digitais”, que já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao todo, os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Entre os presos na ação, estão o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, e os ex-assessores especiais do ex-presidente Sérgio Cordeiro e Max Guilherme.
Entenda a operação
Segundo a PF, as inserções falsas teriam ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 e tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, no caso, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários. Com isso, os criminosos puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (de Brasil e Estados Unidos), que visavam impedir a propagação de doença.
A apuração indica que o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a sua pauta ideológica, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”. As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação no Supremo Tribunal Federal.
Os fatos investigados configuram em tese crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.
Correio do Povo
Publique seu comentário
Leia também
Bolsonaro é internado para cirurgia intestinal em Brasília
- byJuliano Beppler da Silva
- 13 de abril de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Pedágio volta a ser cobrado na RS-130 em Encantado a partir de segunda
- 13 de abril de 2025
- 1 dia
Nova frente fria derruba as temperaturas no RS durante a próxima semana
- 13 de abril de 2025
- 1 dia
Ainda não há comentários