Formação de ciclone mantém o tempo instável no RS nesta quarta-feira
- porJuliano Beppler da Silva
- 27 de setembro de 2023
- 3 anos

Um ciclone extratropical se forma na costa do Sul do Brasil e as chuvas ainda não dão trégua ao Rio Grande do Sul. A frente fria associada ao sistema avança, nesta quarta-feira, com chuva e temporais por Santa Catarina e Paraná. A circulação de umidade do ciclone ainda traz precipitação em pontos da Metade Leste do RS. Em muitas cidades, contudo, a instabilidade se alterna com sol.
Na Serra e Litoral Norte, tempo mais fechado e chuva forte em alguns locais ainda. Na maior parte do estado, o tempo melhora e o sol aparece com nuvens. Tempo mais aberto da tarde para a noite. Ventoso no Sul e no Leste gaúcho em dia que será ameno para a época do ano.
As mínimas rondam os 10ºC em Bagé, 8ºC em Caxias do Sul e 5ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20ºC em Torres e 21ºC em Uruguaiana. No Vale do Taquari, os termômetros variam entre 12ºC e 18ºC.
Um centro de baixa pressão foi responsável por intensificar a instabilidade no Rio Grande do Sul, nessa terça, com chuva excessiva em parte do estado e temporais com muitos raios e queda de granizo. As pedras de granizo causaram mais danos em locais como Canoas, Gravataí e Faxinal do Soturno.
Ar muito quente, associado a enorme massa de ar sobre o Brasil, que elevou a temperatura a 43,5ºC em Minas Gerais, garantia a energia para a formação de enormes nuvens de tempestade entre o Centro e o Nordeste do RS. Registrava-se um brutal contraste térmico dentro do Estado, com marcas à tarde que variavam entre 11ºC no Sul gaúcho e até 37ºC no Noroeste do estado.
MetSul / NIH Univates
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Forte vento causa destelhamentos e derruba estrutura de depósito em Bom Retiro do Sul
- 15 de janeiro de 2026
- 2 meses
Dona Nadit chega aos 100 anos: uma vida simples, marcada pela fé, pela família e pelas flores
- 15 de janeiro de 2026
- 2 meses








Ainda não há comentários