Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Instabilidade volta a aumentar no RS, com chuva forte nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

A MetSul Meteorologia adverte que a instabilidade volta a aumentar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira à medida que cessa a influência do ar mais ameno que ontem ingressou no estado com a passagem da frente fria e retorna ar tropical quente e úmido em níveis baixos da atmosfera. 

O dia começa com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha, mas o avanço de ar quente sobre o Nordeste da Argentina e Santa Catarina fará o tempo abrir e o sol aparecer com nuvens em diversos pontos no Noroeste e no Norte do estado, como no Planalto Médio, Médio e Alto Uruguai. 

Com a abertura do tempo nestas regiões nesta segunda-feira, e a diminuição das nuvens com sol, havendo o ingresso de ar mais quente se dará uma forte elevação da temperatura com uma tarde de calor e abafamento. A temperatura ficará ao redor dos 30ºC e até pode passar desta marca em alguns locais do Noroeste. 

A instabilidade ruma para Sul, pressionada pelo ar quente que avança do Norte, e o tempo se instabilizará com chuva no Oeste, Centro e no Sul do estado. No Sul e parte do Oeste, antes da chuva o sol ainda aparece. Faz até um pouco de frio cedo da manhã em algumas cidades mais ao Sul. 

Com a instabilidade, a temperatura em parte do Oeste, no Sul e algumas cidades do Centro do estado não se eleva muito. Alerta-se para chuva localmente forte, com 50 mm a 100 mm em alguns pontos destas regiões, e possibilidade de alagamentos. Há ainda risco de temporais isolados. 

A MetSul reitera que emitiu um alerta de chuva excessiva a extrema para o Rio Grande do Sul nesta semana com volumes muito altos na maioria das localidades gaúchas e risco de enchentes. Os volumes vão passar de 100 mm na maior parte do estado nesta semana, mas em muitos locais haverá acumulados de 150 mm a 200 mm. 

Mais localmente, a chuva apenas desta semana pode atingir marcas de 200 mm a 300 mm, agravando enormemente o risco de cheias de rios, enchentes, deslizamentos de terra e queda de barreiras com potenciais prejuízos para moradores em comunidades diversas do estado. A maioria dos dias da semana ainda tem risco de temporais isolados de vento forte e granizo, mas serão ocorrências pontuais.

 

MetSul
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também