65 famílias de Cruzeiro do Sul são retiradas de casa por risco de deslizamentos de terra
- porJuliano Beppler da Silva
- 24 de maio de 2024
- 12 meses
A Defesa Civil do RS evacuou 65 famílias do Centro de Cruzeiro do Sul por conta de risco de deslizamento de terra. A ação começou às 23h da quinta-feira, dia 23, e terminou por volta da 1h desta sexta-feira, dia 24, com todas as famílias já removidas contabilizando cerca de 300 pessoas.
A medida foi tomada devido ao risco de movimentos de massa, com base em vistoria e relatório técnico do Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma), composto por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Defesa Civil estadual, e outros órgãos.
A Defesa Civil do Estado está no local coordenando a ação de evacuação com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e do Exército Brasileiro, apoiando o poder público municipal na adoção de medidas preventivas.
O órgão já vinha fazendo o monitoramento desde terça-feira, mas o risco não era imediato. Com a chuva desta quinta a situação se agravou. A área abrange residências entre as ruas General Neto, Júlio de Castilhos, Bento Gonçalves e Barão do Cotegipe. Muitas pessoas foram para casas de amigos e parentes que não estão na área de risco e outras estão, às 2h, junto à Comunidade Católica São Gabriel Arcanjo, no Centro, local também fora de risco.
A medida foi preventiva diante do trabalho que vinha sendo realizado desde o início da semana pelos geólogos da Secretaria do Meio Ambiente. Novas avaliações serão feitas nesta sexta-feira, para ver a possibilidade de retorno dessas pessoas para suas casas.
Grupo Independente
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Comunidade chora a perda do pequeno Theodoro, símbolo de amor e esperança
- 21 de maio de 2025
- 8 horas
RS terá quarta-feira com frio e possibilidade de chuva leve em algumas regiões
- 21 de maio de 2025
- 8 horas
Governo do RS prepara envio de projeto para concessão do Bloco 2 de rodovias
- 21 de maio de 2025
- 8 horas
Ainda não há comentários