Segunda-feira será de abafamento e pancadas de chuva no RS
- porJuliano Beppler da Silva
- 23 de setembro de 2024
- 7 meses
Frente quente se forma nesta segunda-feira, dia 23, no Oeste e no Sul do estado com chuva por vezes forte, raios e granizo isolado de variado tamanho. Parte da instabilidade alcança pontos do Centro e do Leste, podendo se estender a regiões como a Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral Norte onde podem ocorrer períodos de chuva intercalados com aberturas e ar abafado, o que pode trazer raios e ocasional granizo muito isolado.
Já no Noroeste e no Norte do estado, o tempo firme predomina com sol, nuvens e fumaça de queimadas. Faz muito calor nestas regiões com máximas perto e acima de 35ºC.
A semana que começa será de muito alto risco no Rio Grande do Sul e em áreas do Centro para o Norte do Uruguai, com chuva excessiva a extrema, alagamentos, inundações, cheias de rios, enchente e temporais frequentes com muitos raios e elevada probabilidade de granizo de variado tamanho. Diferentemente de maio, este episódio de chuva excessiva vai afetar mais áreas do Oeste e do Sul, de forma que a Metade Norte não vai ser atingida por acumulados extremos de precipitação, o que vai livrar bacias como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e outras do risco de enchentes.
Frente quente se forma na Metade Sul com chuva e temporais enquanto o Noroeste e o Norte do estado têm muito calor. Esta frente passará à condição de semiestacionária, mantendo a instabilidade por dias seguidos entre o Oeste, o Sul e por vezes em pontos do Centro e do Leste gaúcho.
Modelos numéricos indicam volumes de chuva generalizados acima de 100 mm, com marcas em vários pontos perto e acima de 200 mm. Há dados apontando volumes ainda mais altos para o Sul gaúcho, de 300 mm a 400 mm em alguns pontos. Com os altos volumes previstos, alagamentos e inundações serão inevitáveis. Rios das regiões Oeste e Sul como Santa Maria, Ibirapuitã, Jaguarão e Quaraí podem ter cheia ou mesmo sair do leito. O risco é maior em bacias no Sul, onde os volumes serão maiores.
Algumas estradas, particularmente municipais e rurais, devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água. Com a frente quente e depois estacionária, nuvens carregadas vão se formar constantemente sobre o Sul e o Oeste gaúcho. Trarão, além da chuva excessiva, muitos raios e altíssimo risco de temporais. Neste tipo de situação meteorológica, é bastante alto o risco de temporais frequentes, com grande incidência de raios e granizo.
MetSul
Tags:
Publique seu comentário
Leia também
Nova faixa do Minha Casa, Minha Vida amplia acesso à casa própria
- byJuliano Beppler da Silva
- 16 de abril de 2025
Quarta-feira será marcada por sol e clima agradável no RS
- byJuliano Beppler da Silva
- 16 de abril de 2025
Mais Lidas
Mais Recentes
Polícia Civil desmantela esquema de extorsão no Vale do Sinos e bloqueia R$ 13 milhões
- 16 de abril de 2025
- 4 dias
Ainda não há comentários