Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Bom Retiro do Sul retoma atendimento da educação infantil para mais de 210 alunos

Prefeito Celso Pazuch acompanhou o retorno das quatro escolas de educação infantil. (Foto: Ascom/BRS)

As crianças matriculadas no ano de 2024 na Creche Vó Marica, EMEI Criança Feliz, EMEI Vó Rosalina e EMEI Dona Araci puderam retornar à escola nesta semana. A iniciativa da Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul atende a demanda das famílias que precisam de apoio no cuidado com os filhos no período das férias.

Nicolas Rafael Silveira, de 5 anos, é aluno da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Rosalina, na localidade do Pinhal, em Bom Retiro do Sul. Ele é uma das 213 crianças que retornaram às escolas por meio do projeto.

Além de atender às famílias, o programa oportuniza a volta das crianças, como Nicolas, ao convívio com os colegas e a interação por meio da recreação. Fatores fundamentais para o desenvolvimento infantil, conforme a responsável pela Educação no município, Cristiane de Souza.

A secretária Cristiane acompanhou o início do projeto nas escolas, como a EMEI Vó Rosalina, onde Nicolas estuda. (Foto: Ascom/BRS)

O projeto é possível por meio de uma organização do quadro funcional. Nesta semana, 125 funcionários foram envolvidos diretamente para efetivação da iniciativa.

“Neste ano nos organizamos para abrirmos as nossas quatro instituições uma semana antes do que normalmente ocorre. Isso porque entendemos a necessidade dos pais que retornam ao trabalho logo no começo de janeiro”, sinaliza Cristiane. A responsável destaca, também, que todos os alunos retornam às escolas que frequentavam no ano de 2024. O que contribui para a adaptação, tanto das crianças, como dos servidores.

Andressa Gasparetto é diretora na EMEI Criança Feliz. A instituição recebeu 60 crianças nesta semana. Ela afirma que o retorno prévio exige dos funcionários mais sensibilidade, principalmente nos primeiros dias, devido ao período pós-férias. “Aos poucos, com amor e dedicação de todas nós, os pequenos foram se sentindo seguros e acolhidos novamente no ambiente escolar”, explica.

Ano letivo 2025

A segunda fase de matrículas para o ano de 2025 será entre os dias 4 e 11 de fevereiro, e ocorre direto nas escolas. Nas instituições municipais, o ano letivo inicia no dia 17 de fevereiro.

 

Ascom/BRS
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também