Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Sob o comando do vice-prefeito, Secretaria de Obras faz mutirão de limpeza na cidade

Astor Ely aposta na gestão de equipes como fator fundamental à frente da secretaria. (Foto: Ascom/BRS)

O vice-prefeito, Astor Ely, é o responsável pela Secretaria de Obras, Urbanismo, Trânsito e Viação. Astor assume a pasta após uma reforma administrativa: a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente fica com as localidades de interior e a Secretaria de Obras com todo perímetro urbano.

Conforme Astor, o foco da Secretaria é deixar a cidade limpa, organizada e bonita à comunidade e aos visitantes. Para isso, o foco inicial foi promover um mutirão de limpeza em todos os bairros. Responsável pela coleta de entulhos e lixo verde, por exemplo, Ely frisa a importância da separação correta dos descartes.

“O pedido que a gente deixa à comunidade é para que separe o lixo. Não misturem restos de construções, galhos de árvores, e móveis descartados. Isso prejudica o nosso trabalho e acaba atrasando a prestação de serviço”, explica Astor.

O responsável diz que, neste início de governo, era alta a demanda para recolhimento. E que por isso iniciou o mutirão sem um cronograma específico. “Agora, com as ruas limpas, vou criar um calendário de recolhimento para cada tipo de lixo. Assim a comunidade consegue se organizar e fazer os descartes apenas próximo aos dias que o caminhão vai passar. Com este calendário, os moradores também contribuem com a manutenção da cidade limpa respeitando as datas da secretaria”, coloca.

O servidor e a comunidade

Outro trabalho promovido pelo mutirão da Secretaria de Obras é a pintura das faixas de trânsito. Funcionário do município como pintor há 15 anos, Gilson Martins, 52 anos, fala que o objetivo do seu trabalho é deixar a cidade organizada e atrativa. “Eu amo o que faço”, enfatiza.

Gilson Martins trabalha como servidor do município há mais de 15 anos. (Foto: Ascom/BRS)

Vera Santiago, 67 anos, moradora do bairro São João, deixa o pedido para que o serviço prestado pela Secretaria de Obras melhore. “Nossa rua estava atirada”, lamenta. Vera diz que o serviço que a pasta promove é o que dá visibilidade ao município. “A gente gosta de ver a cidade cuidada, limpa, sem entulho nas ruas. É bom ver tudo limpo. Dá ainda mais orgulho de morar aqui”, finaliza.

A moradora Vera Santiago diz que o trabalho da Secretaria de Obras é o que dá visibilidade ao município. (Foto: Ascom/BRS)

“Agora estou no meu chão”

Natural de Bom Retiro do Sul, o vice-prefeito Astor Ely é comerciante há mais de três décadas no município. Ele acredita que a gestão de equipe é fundamental para o trabalho da Secretaria de Obras.

Vice-prefeito eleito, Ely assume de forma voluntária a responsabilidade da secretaria. Conforme ele, o resultado do trabalho o motiva como gestor, e traz realização enquanto ser humano. “Meu filho costuma dizer que agora estou no meu chão. Acordar cedo, vir para o galpão de obras, organizar a equipe, atender à comunidade… Deixar a nossa cidade como eu sempre quis ver. É gratificante”, salienta.

 

Ascom/BRS

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também